Essa semana foi marcada pelo início das vendas do iPhone 3G para empresas, através das operadoras Claro e Vivo. Apesar de muitos apostarem contra, o iPhone deve definitivamente concorrer com o Blackberry, HTC e Motorola no mercado corporativo. O grande potencial do iPhone 3G para uso corporativo não está apenas em sua integração com os servidores MS-Exchange e IBM Lotus Notes, mas sim em sua robusta plataforma de desenvolvimento, o iPhone SDK.
Por se tratar de algo muito recente, o mercado ainda não absorveu as reais possibilidades de desenvolvimento de aplicativos nativos para essa nova plataforma, por enquanto só ouvimos falar de websites adaptados para o iPhone e aplicações que rodam no navegador Safari, o que a Apple chama de Web Applications (ou Web Apps, para os íntimos). Quando as primeiras aplicações de iPhone corporativas (e nativas) forem lançadas no Brasil, aí sim veremos os grandes defensores de outros "smart"phones reavaliarem suas opniões diante da gama de possibilidades que o SDK do iPhone oferece.
Aqui, na Livetouch, já estamos trabalhando em aplicações corporativas (web e nativas), mas ainda não podemos revelar detalhes. De qualquer maneira, em breve faremos um novo post para destacar os recursos do iPhone para o uso corporativo e explicar com um pouco mais de detalhes as diferenças entre uma Web App e uma aplicação nativa. Enquanto isso, leia mais sobre iPhone no ambiente corporativo no site da Apple.
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário