Blog Symbian Guru fecha as portas


E o Symbian está perdendo espaço no mundo mobile. Ou, pelo menos, é o que dá a entender em seus blogs.

Para o desespero de quem está esperançoso com o lançamento do N8, da Nokia, para tentar encostar no furacão que é o iPhone 4, o blogueiro Ricky Cadden desistiu do blog Symbian Guru, um dos maiores especializados nesse sistema operacional. O acontecimento se deu no começo deste mês, sinalizando também a repercussão de mudanças em toda a indústria mobile.


Vários smartphones ficaram órfãos de sistema operacional? Óbvio que não.

Toda essa movimentação na indústria, e na imprensa - cerca de 50 blogs estão deixando o Symbian de lado -, certamente é um sinal positivo para o Android, que deve ser a plataforma em maior expansão para alcançar a Apple, gerando uma competição benéfica para todos no mercado.

Confira abaixo a carta de despedida do blogueiro guru em seu blog, explicitando as mudanças que estão acontecendo entre os celulares.

Depois da experiência com o Nokia N97, não há razão alguma para confiar que eles não vão ferrar com o N8 – e eu, pelo menos, não gastarei cerca de 500 dólares de meu próprio bolso nele. Claro, o N8 parece lindo no papel e em seus primeiros reviews – mas, pelo que eu me lembre bem, foi a mesma coisa com o N97.


A Symbian Foundation é outro grande fator na minha decisão de chutar o balde de vez e mudar para o Android. Como o Android, a Symbian Foundation se orgulha por ser uma plataforma aberta e livre – gritando, e às vezes ofensivamente exagerando, sobre como seu código é aberto para todos – apesar de ninguém realmente ligar para isso, pelo menos entre o pessoal que eu conheço. Mas a plataforma continua longe do Android em questões básicas – ser capaz de consertar vários detalhes do sistema que os usuários já relataram, ter um sistema nativo de mensagens agrupadas de SMS/MMS, um programa de mensagem instantânea integrado e um mercado de aplicativos digno, entre outros.


Para Nokia: vocês estão perdendo. Muito. Diabos, acordem. Fazer a mesma coisa repetidas vezes esperando resultados diferentes é a definição ideal de insanidade. Eu fui um grande fã da Nokia desde meu segundo celular, e eu não posso mais aguentar isso. Vocês não estão sendo competitivos como já foram no passado, e todo mundo vê isso, menos vocês. Vocês costumavam criar os melhores smartphones do mundo, as melhores câmeras, os melhores GPS do mundo – vocês perderam muito disso, e por nenhuma razão justificável. Vocês lançaram sua visão sobre a Ovi há dois anos – eu estava lá. Hoje, ela continua sendo um caos completo. Eu tenho que me logar toda santa vez que entro no site – independentemente de quantas vezes eu já tenha clicado na caixa “remember me”. Eu gastei 5 meses (e umas 3 horas durante o Nokia World 2009) tentando achar alguém que pudesse me ajudar com o Ovi Contacts na versão web – ninguém sabia quem podia resolver o problema. Vocês gastaram milhões de dólares comprando seus pedaços da Ovi – Ovi Files, Ovi Share, e uma série de outras pequenas empresas –, vocês têm orgulho do que “criaram” com elas? A maioria de seus próprios empregados (que eu conversei com) sequer usam a plataforma, então por que eu deveria usar?


Para o Symbian: se vocês parassem de berrar por aí sobre sua liberdade, vocês veriam que estão perdendo também. Os consumidores estão deixando vocês para trás e os desenvolvedores querem ficar longe. Sinceramente, eu acho que o Symbian está em melhor situação do que a Nokia nesse momento. Eu vou dar uma dica para vocês: o primeiro passo é se consolidar. Seus três maiores parceiros que fabricam celulares (Nokia, Samsung e Sony Ercisson) já têm suas próprias lojas de aplicativos – isso significa três vezes mais tempo de trabalho para seus desenvolvedores para prepararem seus apps para os consumidores. Em segundo lugar, vocês precisam encontrar outra empresa para fazer seus modelos mais importantes – a Nokia tem frequentemente e consistentemente feito tudo errado para vocês. A Nokia perdeu alguns trabalhadores para a HTC – tentem descobrir se eles não querem fabricar um modelo carro-chefe para vocês. O melhor sistema operacional do mundo pode ainda assim ser manco por conta de um hardware ruim.

Fonte: Gizmodo Brasil

Nenhum comentário: