"Computers are like a bicycle for our minds"


O iPhone, em 2007, revolucionou a telefonia celular através de uma tela interativa que o diferenciava de todos os aparelhos do mercado. Essa ideia não surgiu a toda. Steve Jobs, a mente comercial por trás da Apple, já traduzia seu conceito muito antes.

Em 1991, no documentário Memory and Imagination: New Pathways to the Library of Congress, de Michael R. Lawrence, Jobs compara a inovação da informática com a intuição de andar de bicicleta. Você move os pedais e consegue chegar em locais onde suas pernas não podem com velocidade. Essa comparação mostra como Steve Jobs vê a computação: Como um exercício intelectual, ou mental, constante.
What a computer is to me is it's the most remarkable tool that we've ever come up with, and it's the equivalent of a bicycle for our minds.
O comentário feito por Jobs no documentário é embasado nas mudanças que estavam acontecendo na livraria do congresso americano no começo da década de 1990. A implementação da informática em um acervo que era considerado "a memória da humanidade" otimizou a busca por informações, até hoje.

E a tecnologia touch segue essa mesma tendência: Colocar interatividades novas, que os botões estáticos impedem. O iPhone, assim como os computadores, são novas bicicletas, carros e meios de transporte inovadores para a mente.

Confira o trecho completo de Jobs, logo abaixo:

Nenhum comentário: