Pesquisa Sinal 3G traz dados da conectividade brasileira



Mapeando através de Google Maps, e questionários sobre a qualidade da conectividade nacional nas diversas operadoras, o projeto coletivo e voluntário Sinal 3G, do blogueiro e especialista em TI Gabriel Subtil, trouxe dados importantes sobre consumo trimestral de 3G. A tendência é que a pesquisa se repita antes do final de 2010.



Subtil consultou aproximadamente mil pessoas, abordando seus planos de assinatura e qual gadget/computador utilizado com a conexão 3G, além da qualidade do sinal e outros fatores. A pesquisa não atinge o uso nacional desse tipo de internet, mas já aponta estimativas de uso e as reclamações mais frequêntes no Brasil. Confira o gráfico abaixo:


Os 19% de utilização em smartphones mostra um potencial de crescimento para essa plataforma no Brasil. No entanto, a plataforma móvel para computadores ainda é de notebooks e netbooks. Com a ajuda de estatísticas mais ampliadas, o Sinal 3G pode se tornar uma pesquisa com relevância nacional. Subtil pede que não confiem absolutamente em seus dados, mas que exista uma comparação das estatísticas oficiais com os voluntários que responderam seu questionário, corrigindo imprecisões. No vídeo abaixo, ele apresenta um balanço deste trimestre.


Detalhes do Sinal 3G em seu site.

Fonte: Tambotraising

Nenhum comentário: