Super Mario Bros. completa 25 anos e fez parte da história do touch


É hoje que um dos maiores personagens dos videogames completa 25 anos em seu game principal, Super Mario Bros., lançado para o Nintendo Entertainment System (Famicon, no Japão) em 1985. A invenção do personagem Mario, em si, foi feita anos antes, em 1981, na mente do estagiário Shigeru Miyamoto, da gigante nipônica de games Nintendo.

Nós, do Universo Touch, fizemos um apanhado de games portáteis em que Mario apareceu, dentro ou fora da série Bros. A ideia é mostrar a contribuição para os games mobiles que o bigodudo forneceu, além de ser um personagem do gadget touch da Nintendo, o DS. Dessa forma, mesmo não sendo um personagem que vai aparecer em seu iPhone ou no seu BlackBerry, ele fez parte da história dos aparelhos portáteis móveis.

Confira:

- Em 1982, uma versão preta de nosso herói deu as caras, pela primeira vez de forma portátil, no game Donkey Kong do aparelho Game & Watch. No ano seguinte, dois jogos apareceram no G&W trazendo mais o encanador: Mario´s Bombs Away e Mario´s Cement Factory. Mas ele ainda não tinha o característico boné vermelho, e aparecia com cores variadas.

- O sucesso de Mario nos portáteis se deu no ano de 1989, com o lançamento do Game Boy. Ele fez uma participação em Tetris e no game Alleyway. Mas o jogo que mais fez fama naquele ano foi Super Mario Land, que deu vida ao encanador no videogame móvel, mesmo sendo preto e branco.

- Em 91, Mario The Jugler apareceu no Game & Watch, que ainda fazia sucesso no Japão, enquanto Yoshi trouxe o dinossauro verde do herói no Game Boy. 1992 trouxe Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para o portátil mais popular do planeta que era o GB. Donkey Kong, o game original de Mario de 81, chegou no Game Boy em 94, junto com outro game chamado Manhole, do Game & Watch.

- Em 1995, a série Mario´s Picross 1 e 2trouxe puzzles lógicos para o Game Boy, ao invés de desventuras do encanador. Game & Watch Gallery 1 e 2 trouxe jogos de Mario antigos para o Game Boy em 1997. O episódio 3 do Gallery chegou no GB em 1999. Mario Golf e Super Mario Bros. Deluxe trouxeram games diferentes para o Game Boy, entre o tradicional e os novos games de esporte com o personagem no mesmo ano. Mario Tennis chegou no mesmo portátil em 2000.

- Mario Kart Super Circuit, o jogo de corrida mais legal do encanador, chegou no Game Boy Advance, a evolução do GB, em 2001, junto com Super Mario Advance e Super Mario World: Super Mario Advance 2, mais tradicionais.

- 2002 trouxe mais tradição com Game & Watch Gallery 4 no Game Boy Advance. Yoshi´s Island: Super Mario Advance 3 trouxe a pequena versão do encanador, Baby Mario, como herói, no mesmo ano. No ano seguinte, 2003, Mario & Luigi: Superstar saga, trouxe os irmãos encanadores, enquanto Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, trouxe a tradição. Mario Pinball e Mario vs Donkey Kong chegaram ao GBA em 2004.

- Nesse mesmo ano, Super Mario 64 revolucionou os portáteis no primeiro gadget touch da Nintendo: o DS, que era manipulado com uma caneta tipo stylus.

- Mario & Luigi: Partners in Time chegou ao DS, em 2D, em 2005. Mario Kart DS recuperou a competitividade de corrida nos portáteis no mesmo ano. Ainda nesse período, Mario vs Donkey Kong 2: March of Minis trouxe mais tradição ao DS. Yakuman DS trouxe o bigodudo em um jogo tradicional chinês. Super Princess Peach, a princesa que era sempre raptada nos jogos passou a salvar Mario no DS. Para completar Mario Tennis: Power Tour e Mario Party Advance diversificaram os games do bigodudo, mas ainda no Game Boy Advance. Yoshi Touch & Go trouxe, novamente, Baby Mario, mas para o DS.

- 2006 trouxe mais Baby em Yoshi´s Land DS, enquanto Mario Hoops 3-on-3 trouxe basquete para o mesmo aparelho. Mas o destaque ficou com New Super Mario Bros., um game em 3D com modo de jogo em 2D. Mario & Sonic at Olympic Games trouxe dois personagens inimigos na indústria de games juntos em um jogo de esportes, junto com Mario Party DS, voltado para todos os tipos jogadores.

- 2009 uniu novamente os mascotes da Sega e da Nintendo em Mario & Sonic at Olympic Winter Games. Mario & Luigi: Bowser Inside History deu a possibilidade de jogar com o arquivilão Bowser, no mesmo ano, enquanto Mario vs Donkey Kong: Minis March Again trouxe puzzles entre o encanador e o macacão. Mario vs Donkey Kong: Mini-land Mayhem é uma continuação desse jogo de quebra-cabeças previsto para o fim deste ano. Mario Kart e Papper Mario estão planejados para o novo portátil da Nintendo, com tecnologia 3D e touch, o o 3DS.

- Ao todo, Mario possui mais de 40 aparições em videogames portáteis.

- Mario possui 20 jogos para a plataforma DS (DS, DSi e 3DS), único gadget touch da Nintendo.

Fonte: Kaycircle.com

Nenhum comentário: