

Nós, do Universo Touch, fizemos um apanhado de games portáteis em que Mario apareceu, dentro ou fora da série Bros. A ideia é mostrar a contribuição para os games mobiles que o bigodudo forneceu, além de ser um personagem do gadget touch da Nintendo, o DS. Dessa forma, mesmo não sendo um personagem que vai aparecer em seu iPhone ou no seu BlackBerry, ele fez parte da história dos aparelhos portáteis móveis.
Confira:
- Em 1982, uma versão preta de nosso herói deu as caras, pela primeira vez de forma portátil, no game Donkey Kong do aparelho Game & Watch. No ano seguinte, dois jogos apareceram no G&W trazendo mais o encanador: Mario´s Bombs Away e Mario´s Cement Factory. Mas ele ainda não tinha o característico boné vermelho, e aparecia com cores variadas.
Confira:
- Em 1982, uma versão preta de nosso herói deu as caras, pela primeira vez de forma portátil, no game Donkey Kong do aparelho Game & Watch. No ano seguinte, dois jogos apareceram no G&W trazendo mais o encanador: Mario´s Bombs Away e Mario´s Cement Factory. Mas ele ainda não tinha o característico boné vermelho, e aparecia com cores variadas.
- O sucesso de Mario nos portáteis se deu no ano de 1989, com o lançamento do Game Boy. Ele fez uma participação em Tetris e no game Alleyway. Mas o jogo que mais fez fama naquele ano foi Super Mario Land, que deu vida ao encanador no videogame móvel, mesmo sendo preto e branco.
- Em 91, Mario The Jugler apareceu no Game & Watch, que ainda fazia sucesso no Japão, enquanto Yoshi trouxe o dinossauro verde do herói no Game Boy. 1992 trouxe Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para o portátil mais popular do planeta que era o GB. Donkey Kong, o game original de Mario de 81, chegou no Game Boy em 94, junto com outro game chamado Manhole, do Game & Watch.
- Em 1995, a série Mario´s Picross 1 e 2trouxe puzzles lógicos para o Game Boy, ao invés de desventuras do encanador. Game & Watch Gallery 1 e 2 trouxe jogos de Mario antigos para o Game Boy em 1997. O episódio 3 do Gallery chegou no GB em 1999. Mario Golf e Super Mario Bros. Deluxe trouxeram games diferentes para o Game Boy, entre o tradicional e os novos games de esporte com o personagem no mesmo ano. Mario Tennis chegou no mesmo portátil em 2000.
- Mario Kart Super Circuit, o jogo de corrida mais legal do encanador, chegou no Game Boy Advance, a evolução do GB, em 2001, junto com Super Mario Advance e Super Mario World: Super Mario Advance 2, mais tradicionais.
- 2002 trouxe mais tradição com Game & Watch Gallery 4 no Game Boy Advance. Yoshi´s Island: Super Mario Advance 3 trouxe a pequena versão do encanador, Baby Mario, como herói, no mesmo ano. No ano seguinte, 2003, Mario & Luigi: Superstar saga, trouxe os irmãos encanadores, enquanto Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, trouxe a tradição. Mario Pinball e Mario vs Donkey Kong chegaram ao GBA em 2004.
- Nesse mesmo ano, Super Mario 64 revolucionou os portáteis no primeiro gadget touch da Nintendo: o DS, que era manipulado com uma caneta tipo stylus.
- Mario & Luigi: Partners in Time chegou ao DS, em 2D, em 2005. Mario Kart DS recuperou a competitividade de corrida nos portáteis no mesmo ano. Ainda nesse período, Mario vs Donkey Kong 2: March of Minis trouxe mais tradição ao DS. Yakuman DS trouxe o bigodudo em um jogo tradicional chinês. Super Princess Peach, a princesa que era sempre raptada nos jogos passou a salvar Mario no DS. Para completar Mario Tennis: Power Tour e Mario Party Advance diversificaram os games do bigodudo, mas ainda no Game Boy Advance. Yoshi Touch & Go trouxe, novamente, Baby Mario, mas para o DS.
- 2006 trouxe mais Baby em Yoshi´s Land DS, enquanto Mario Hoops 3-on-3 trouxe basquete para o mesmo aparelho. Mas o destaque ficou com New Super Mario Bros., um game em 3D com modo de jogo em 2D. Mario & Sonic at Olympic Games trouxe dois personagens inimigos na indústria de games juntos em um jogo de esportes, junto com Mario Party DS, voltado para todos os tipos jogadores.
- 2009 uniu novamente os mascotes da Sega e da Nintendo em Mario & Sonic at Olympic Winter Games. Mario & Luigi: Bowser Inside History deu a possibilidade de jogar com o arquivilão Bowser, no mesmo ano, enquanto Mario vs Donkey Kong: Minis March Again trouxe puzzles entre o encanador e o macacão. Mario vs Donkey Kong: Mini-land Mayhem é uma continuação desse jogo de quebra-cabeças previsto para o fim deste ano. Mario Kart e Papper Mario estão planejados para o novo portátil da Nintendo, com tecnologia 3D e touch, o o 3DS.
- Ao todo, Mario possui mais de 40 aparições em videogames portáteis.
- Mario possui 20 jogos para a plataforma DS (DS, DSi e 3DS), único gadget touch da Nintendo.
Fonte: Kaycircle.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário