Kno, o tablet voltado aos estudantes


Depois do falecido Courier, da Microsoft, e do Libretto, da Toshiba, outro tablet com duas telas deu as caras. Além de ter o chip Tegra 2, da Nvidia, há outro diferencial: ele é focado totalmente na educação.

O Kno tablet, obra da californiana Kno, não roda aplicativos que não sejam feitos pela empresa e, por isso, não pode ser usado como um computador de mão tão versátil quanto outros tablets. É que seu foco está em substituir o carregamento de livros comprados por estudantes para cursar a faculdade, que equivale a 1.100 dólares por ano nos Estados Unidos, segundo a Kno. Além de mais econômico, ele substitui o peso dos livros e, por não acessar aplicativos diversos, não distrai os alunos no meio da aula. Assim, voilá, o preço de 599 dólares no tablet com uma tela só e o de 899 dólares no de duas telas estaria compensado.
Isso tudo parece perfeito para a Kno, no entanto, não faz muito sentido. Em primeiro lugar porque ele tem um browser supostamente para fazer pesquisas, mas que roda Flash e pode muito bem distrair os alunos com vídeos. O processador de 1 GHz e os 512 MB de RAM também tornam a configuração atraente o bastante para fazer os donos tentarem dar uma de hackers (o sistema operacional não foi divulgado). Por último, esse preço não parece compensar para quem compra livros usados, compartilha livros com os irmãos ou vende-os com o passar do anos.

Mesmo assim, o hardware faz muito bonito. As telas sensíveis ao toque e a caneta têm 1440 por 900 pixels de resolução e 14 polegadas – ótimo formato para livros. A memória pode ser de 16 GB ou de 32 GB. Talvez a Kno não o esteja anunciando como um tablet comum, pois não quer concorrer com iPads, Galaxy Tabs e outros rivais de alto calibre, mas focar somente nos universitários.

Fonte: Info Exame


Kno Movie from Kno, Inc. on Vimeo.

Nenhum comentário: