Steve Jobs novamente de licença



O executivo chefe da Apple, Steve Jobs, anunciou nesta segunda-feira (17), que vai tirar uma licença médica e se afastar da companhia para "se focar em sua saúde". Em nota, ele disse que vai continuar "envolvido com decisões estratégicas importantes da companhia" e que Tim Cook, chefe de operações da empresa, vai ficar responsável pelo dia a dia da Apple.
– Eu amo muito a Apple e espero estar de volta assim que eu puder. Nesse período, eu e minha família gostaríamos que nossa privacidade fosse respeitada.
Essa é a segunda vez que que Jobs, de 55 anos de idade, se afasta da Apple em dois anos – em 2009, ele tirou uma licença para tratar da saúde e foi submetido a um transplante de fígado. Em 2004, o executivo travou uma batalha contra um câncer de pâncreas.
Jobs não deu uma data para o fim da licença, mas diz que Cook e outros executivos vão fazer um bom trabalho em executar os planos traçados "para 2011".
A saúde de Jobs preocupa porque ele é considerado o responsável pelas revoluções causadas pela Apple em vários mercados na última década, como a criação do iPod, que mudou drasticamente o mercado musical, do iPhone, responsável por alavancar o setor de celulares inteligentes, e, mais recentemente o tablet iPad. O problema é que o executivo não tem substituto.
Em maio do ano passado, a Apple passou a Microsoft e se tornou a empresa com maior valor de mercado no mundo da tecnologia. Trata-se de um feito importante para uma empresa que passou os anos 90 bastante desacreditada.

“Equipe,
A meu pedido, o conselho de diretores me concedeu uma licença médica para que eu possa focar na minha saúde. Eu continuarei atuando como CEO e estarei envolvido nas grandes decisões estratégicas da companhia.
Eu pedi para Tim Cook ser o responsável por todas as operações cotidianas da Apple. Eu tenho grande confiança que ele e o resto do time de executivos farão um ótimo trabalho executando os grandiosos planos que temos para 2011.
Eu amo a Apple tanto e espero voltar o tão logo possível. Enquanto isso, minha família e eu iremos apreciar se respeitarem nossa privacidade.”
Steve.

A guinada da Apple ocorreu justamente após a volta de Jobs à empresa, em 1997 – 12 anos antes ele havia sido expulso da liderança pelo conselho de administração da companhia, que ele fundou em 1976 com um amigo na garagem de casa. Com Jobs e seu faro para produtos de design elegante e bom funcionamento, a Apple passou de uma fabricante de computadores de nicho a líder de mercado em setores como o de tocadores de música.

Fonte: R7

Nenhum comentário: