Milhões de aplicativos a serem baixados (ainda)


Os aplicativos para smartphones se tornaram o elemento principal a indústria móvel, de acordo com especialistas da área, que debateram o assunto no Mobile World Congress. O evento, realizado em Barcelona (Espanha), termina hoje (17).

Só em 2010, os donos de smartphones baixaram cerca de 8,2 bilhões de aplicativos, número que deve chegar a 17,7 bilhões em 2011, de acordo com a consultoria Gartner. O número representa alta de 117%. “Dentro do ecossistema de smartphones, os aplicativos são a parte central”, diz Peter Chou, presidente da HTC.

O Android e o iOS, sistemas operacionais desenvolvidos pelo Google e pela Apple, respectivamente, concentram a maior parte dos aplicativos disponíveis. Dos aplicativos disponíveis em 2011, o Gartner estima que 81% deles sejam gratuitos – na maioria das vezes, possuem espaço para publicidade. Vale lembrar que, no caso dos aplicativos pagos de lojas como a App Store e a BlackBerry App World, o desenvolvedor paga 30% do valor recebido para a empresa que mantém a loja.

O número de aplicativos disponíveis deve aumentar nos próximos anos, de acordo com Hans Vestber, presidente da Ericsson. Segundo estimativas internas da empresa, em 20 anos, o número de usuários de telefonia celular deve chegar a 5 bilhões de pessoas em todo o mundo. “Em muitos países, os aplicativos serão a ponte entre as pessoas e a internet”, disse durante debate no congresso.

O executivo também afirma que 20% das pessoas que possuem smartphone em todo o mundo já baixem pelo menos um aplicativo por dia. Se as previsões da Ericsson estiverem certas, as lojas de aplicativos deverão vender, juntas, cerca de 1 bilhão de aplicativos por dia em 2031 - sem contar os downloads para tablets e, até mesmo, computadores.

Fonte: IG

Nenhum comentário: