Nokia + Microsoft


Agora é oficial. Em um comunicado à imprensa, a Nokia e a Microsoft anunciaram "planos de formar uma ampla parceria estratégica que suas forças complementares e conhecimentos para criar um ecossistema global móvel novo." Esta parceria vai fazer que a Nokia, maior fabricante mundial de telefone móvel, adote o Windows como sua "estratégia smartphone inicial" e as duas empresas vão colaborar em marketing, pesquisa, mapas, e desenvolvimento.
"Hoje, desenvolvedores, operadores e os consumidores querem produtos móveis, que incluem não apenas o dispositivo, mas o software, serviços, aplicações e suporte a clientes que fazem uma grande experiência", disse Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. "A Nokia e a Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema com alcance global sem paralelo e escala.



No blog da Nokia, foram dadas algumas informações sobre a parceria:
• A Nokia adotará o Windows Phone como sua estratégia primária para smartphones, inovando a plataforma já existente em áreas como imagem, onde a Nokia é líder de mercado.
• As empresas vão trabalhar juntas no desenvolvimento, juntando iniciativas de marketing e alinhando planos para a evolução dos dispositivos móveis.
• Nokia Mapas se tornará uma parte dos serviços de mapas da Microsoft. Por exemplo, o serviço será integrado ao mecanismo de busca Bing e ao Microsoft adCenter formando um serviço único, com busca local e experiência de publicidade.
• As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft serão usadas para criar aplicativos que irão rodar no Nokia Windows Phone, permitindo aos desenvolvedores acesso fácil a todo o ecossistema global que estamos criando.
• A loja de conteúdo e aplicativos da Nokia vai ser integrada com a Microsoft Marketplace, trazendo uma experiência de compra unificada para o consumidor.

Agora é esperar para vermos como o mercado irá se comportar. Será que a Nokia irá se reestabelecer?

Nenhum comentário: