iPads, iPods e iPhones controlam a casa do futuro



Já vimos vários filmes de ficção científica onde aparelhos super modernos são acionados para facilitar a vida de qualquer um, não é? E o desenho dos Jetsons, que foram produzidos nos anos 60? Quem naquela época poderia imaginar que um dia quase tudo aquilo iria se tornar realidade?
Pois bem, já estamos no ano 2011 e muito coisa se tornou realidade.
Hoje em dia, os projetos residenciais e corporativos estão cada vez mais high tech. É um monte de aparelho integrado um ao outro, campanhia que toca suas músicas preferidas, portão que acionado por sensor... enfim, mil coisas.
Neste ano, a CASA COR, traz várias novidades em projetos para residencias.
De acordo com a matéria do portal IG, aumentar o conforto, auxiliar na rotina e reduzir o consumo de energia e água em casa são alguns dos benefícios trazidos pela automação dos espaços, tema que se destacou em diversos ambientes da Casa Cor São Paulo, neste ano.
No ambiente planejado pela designer de interiores Ana Paula Faria é possível controlar luzes, som e TV pelo iPad, e assistir a um mesmo filme na sala e no quarto, aproveitando o telão que faz as vezes de parede divisória. Uma película especial corrige a imagem e impede que as cenas apareçam invertidas.
Na Casa Primal, criada por Joia Bergamo, iPhones e iPads servem para controlar a residência inteira: abrir e fechar persianas, acionar pontos de iluminação que criam diferentes cenários, ligar o som, selecionar músicas e programar o aquecimento do piso.
A tecnologia também foi usada por Ana Bartira Brancante, que valeu-se de um sistema de trilhos – que pode ser acionado pela internet ou por controle remoto – para fazer o televisor “correr” entre a sala e o quarto. No banheiro, o box tecnológico permite acoplar o iPod para ouvir música e até atender a telefone durante o banho.
Na Suíte da Mulher Contemporânea, a designer de interiores Rosa May Sampaio conseguiu transferir a tecnologia para a decoração. Com a ajuda de projeção, transformou a mesa de trabalho em iPad gigante e um nicho da parede em lareira virtual.
Nem mesmo o armário escapou da onda. No ambiente, projetado por Betina Gomes, o cabideiro automatizado permite escolher as roupas em uma tela “touch screen”, onde estão armazenadas informações como número e situações de uso de cada peça. Tudo para não repetir combinações. Na sala de estar, um cofre com sistema biométrico garante a segurança das joias. E na hora de dormir, basta apertar um botão para projetar um céu estrelado sobre a cama.

Clique aqui e veja uma apresentação da casa do futuro.




Fotos: Amana Salles

Nenhum comentário: