Windows 8 chegando...



A Microsoft apresentou seu novo sistema operacional, o Windows 8, que vai funcionar com tablets, notebooks e desktops, facilitando a mobilidade de dados entre os aparelhos e com telas sensíveis ao toque.

Será sua maior mudança de visual desde o emblemático Windows 95 e também um "vai ou racha" para a empresa que, apesar de liderar as vendas de sistemas para PCs, ficou para trás na onda de tablets e smartphones, mercados em expansão conquistados por Apple e Google.

O Windows 8 ainda não tem data de lançamento, mas a Microsoft emprestou um tablet da Samsung em fase de testes com o novo sistema operacional para cada um dos 150 jornalistas presentes no evento.

O tablet tem tela de 11,6 polegadas (resolução de 1.366x768 pixels e painel Samsung Super PLS), câmera dupla (frontal e traseira), espessura de 12,9 mm e peso de 900 gramas --um pouco mais pesado do que o iPad 2, com cerca de 600 g. Não é tão agradável de navegar segurando só na mão, por causa do peso, ou no colo (esquenta bem!).

Seu processador é um Intel Core i5 de segunda geração. Ele ainda conta com 4 Gbytes de memória, SSD (drive de estado sólido) de 64 Gbytes e leitor de cartão micro SD.

No lugar de ícones antiquados espremidos num canto, o Windows 8 tem "azulejos" (tradução ao pé da letra de "tiles"), que são pequenos painéis atualizados em tempo real. Há aplicativos que reúnem redes sociais e fotos num só espaço e ferramentas de compartilhamento de notícias bastante simples e agradáveis.

Mas os aplicativos estão longe de rodar perfeitamente, e tive que reiniciar o tablet diversas vezes. Ao menos, reinicia absurdamente rápido, em menos de dez segundos.

Penso no meu iPad, que raramente me deixou na mão. Mas o aparelho da Samsung está em fase de testes e fica difícil julgar dessa maneira. De cara, a sensação é de que há muito chão pela frente.



Matéria realizada por Fernanda Ezabella para Folha.Com

Nenhum comentário: