Não use celular no volante

Pesquisas apontam que o uso do celular no trânsito é tão perigoso quanto beber antes de dirigir. No Brasil, falar ao celular é uma das principais causas de distração no trânsito e aumenta o risco de acidentes em até 400%, como atropelamento e colisão.

Pensando nisso, o Ministério das Cidades lançou o aplicativo Mãos no Volante, que foi desenvolvido com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o telefone celular enquanto estiver dirigindo.
O programa é totalmente gratuito e está disponível somente para smartphones com o sistema operacional Android. O aplicativo tem uma interface agradável e funciona de maneira rápida e simples. A ideia principal é bloquear mensagens ou ligações enquanto o usuário está dirigindo.
Há duas opções para isso. A primeira possibilidade é: agendar um horário para o programa parar de atuar. Por exemplo: você vai sair de casa para o trabalho, em um trajeto que dura 30 minutos. Basta iniciar o programa e configurá-lo para desligar automaticamente em meia hora. Ou então, fazer isso manualmente, se você não sabe quanto tempo vai demorar, ligando o celular ao entrar no carro e desligando ao sair.

Durante este período, qualquer pessoa que tentar entrar em contato com você receberá uma mensagem de texto automática: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde. Uma mensagem do Denatran” (texto que também pode ser personalizado). Ao chegar ao destino, você será informado de quantas ligações foram perdidas e poderá retorná-las em segurança, sem arriscar a própria vida e as dos outros motoristas e pedestres no trânsito de sua cidade.

Baixe de graça, por aqui.

Nenhum comentário: