Desde o seu lançamento em julho de 2008, a App Store da Apple veio se consolidando tanto como uma das maiores cartadas do iPhone, ao permitir que aplicativos próprios e de terceiros ofereçam novas, variadas e muitas vezes criativas funções ao aparelho, como uma fantástica plataforma de interação entre empresa e consumidor.
Explico: As companhias querem estar cada vez mais presentes na vida do seu público. Elas querem expandir a experiência que podem proporcionar para além do atendimento na loja ou da venda pela internet. Desejo que se torna mais fácil de realizar através dos aplicativos para iPhone, Android e demais smartphones que possuem uma loja como a App Store da Maçã.
Transportar os serviços de uma empresa para um ambiente mobile é uma tarefa difícil, mas recompensadora. Aplicativos permitem uma interação entre marca e público que não é obtida através de outras mídias. Neste post vou dar 3 exemplos de apps que resumem muito bem a proposta de suas empresas de um jeito simples e prático:
Nike+ GPS
O tracker da Nike permite ao usuário ver a distância percorrida no mapa, dá detalhes do desempenho da corrida como ritmo e velocidade e permite criar um ranking com estes dados e divulgá-los nas mídias sociais para incentivar amigos a aderirem à prática. A proposta do aplicativo é simples, mas resume bem a cultura da marca de sempre se superar: ele propõe ao usuário tempos menores e percursos maiores, em cima dos dados da corrida anterior, esforço que é recompensado com mensagens de grandes atletas desbloqueadas toda vez que um recorde é quebrado.
USPS Mobile
O aplicativo da USPS (United States Postal Service, o correio dos EUA) funciona também como um tracker, mas de correspondências. Usando o código do protocolo de entrega, o usuário pode acompanhar a o status dos seus despaches e pacotes e ainda ser avisado via pushes sobre a localização atual dos mesmos. Ele ainda mostra uma as unidades mais próximas via Google Maps.
Diageo - The Bar
O ultimo app vem da fabricante de bebidas Diageo: O The Bar oferece receitas e descrições de drinks (além da opção de poder salvar criações próprias), dicas para o consumo responsável, lista bares e lojas onde é possível comprar os seus produtos e disponibiliza cupons de desconto eletrônicos para certos rótulos como Johnnie Walker, Smirnoff e Captain’s Morgan.
Estes são apenas 3 exemplos de uma forma de interação que cresce junto com o número de smartphones utilizados pelo mundo. Eles mostram o potencial de interação entre marca e público alvo via plataformas mobile, que só vai crescer cada vez mais com a popularização destes aparelhos e saber transformar os serviços de uma empresa em um aplicativo funcional e util é a chave para aproveitar-se totalmente dessa nova realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário