iPad é meio de comunicação com golfinhos




Dia 23, no site SpeakDolphin, um notícia inusitada foi anunciada: um golfinho consegue se comunicar pelo iPad. Merlin, um filhote da espécie Tursiops truncatus, com apenas 2 anos de idade, tornou-se o primeiro de sua espécie a usar o tablet da Apple para se trocar informações com humanos. Tal comunicação foi exposta pelo especialista em cetáceos Jack Kassewitz, criador do animal no projeto SpeakDolphin.

Golfinho Merlin e seu criador, Kassewitz

O uso do iPad é um esforço para adaptar uma tecnologia que o golfinho possa ativar com o bico. Merlin está sendo pesquisado em Puerto Aventuras, México, com projeto sediado em Miami, na Flórida. Por enquanto, o golfinho está se adaptando à tela mostrando objetos reais, como bola, cubo, pato de borracha e, depois, tocando as fotos desses objetos na tela do iPad. Kassewitz explica como funcionará o experimento: “Uma vez que os golfinhos desenvolvam a habilidade de usar o touchscreen, podemos deixá-los escolher a partir de uma variedade de símbolos representativos de objetos, ações e até mesmo sentimentos.”

A pesquisa só está funcionando com um animal em idade de formação, com inteligência avantajada em relação aos demais. Mas, sem dúvida, esse tipo de experiência prova a versatilidade do gadget, contribuindo até em trabalhos científicos.

Fonte: SpeakDolphin, G1 e BoingBoing

Nenhum comentário: