Microsoft Kinect: revolução dentro e fora dos games



Numa proposta semelhante ao Nintendo Wii, 5 anos depois, a Microsoft resolveu fazer sua revolução no mundo dos videogames. Divulgado primeiro como Projeto Natal, ano passado, em homenagem ao brasileiro que deu início à criação do aparelho (sujeito de Natal, Rio Grande do Norte), o Kinect foi anunciado oficialmente hoje, na E3 2010, para o final do ano no Xbox 360. É um controle que capta movimentos corporais através de uma câmera 3D (duas lentes), sem a necessidade de um objeto físico, para jogar games.

O Electronic Entertainment Expo (E3) é considerado o maior evento da indústria dos games. Foi criado em 1995 e é realizado anualmente, com amostras de lançamentos exclusivos de jogos e aparelhos inovadores. Apresentado junto com jogos como Metal Gear Solid Rising e Star Wars The Force Unleashed II, Kinect veio também com um pacote de jogos exclusivos para seu controle, como Kinect Adventure, Sports e outros (assim como Wii Sports, etc).


Microsoft Kinect será usado também para navegação nos menus do Xbox 360, usando seu corpo, além de executar ações no videogame através da voz. Videoconferências podem ser realizadas por ele, sem a necessidade de um microfone. Ele não é um gadget touch, mas é uma tendência clara do mercado de games que pode se transferir para outros aparelhos de alta tecnologia. É um aparelho que merece toda nossa atenção.

Post elaborado com o streaming direto da conferência da Microsoft na E3 2010, da Gamespot.

Nenhum comentário: