Nokia vai fazer software?



Os finlandeses estão ficando malucos. Ou não.

Nem com o lançamento do celular N8, a Nokia está pessimista quanto ao seu desempenho no mercado de smartphones. Ainda líder na telefonia mundial, a gigante finlandesa lançou uma alternativa ao sistema Symbian para seus últimos celulares anunciados, afirmando que colocará a opção do SO MeeGo, com base Linux, em sua plataforma mobile. Mas essas não foram as únicas alterações feitas em decorrência do lançamento do iPhone 4 e da expansão dos sistemas Android.

Mudanças no modelo N8: Sinal de maiores mudanças na Nokia

Will Harris, presidente da Nokia Asia-Pacífico, comunicou que a empresa vai começar a produzir software. "A Nokia vive hoje um momento de transição. Nosso futuro está no mercado de software, e não no de hardware" afirmou Harris à Computerworld da Austrália. Essa decisão está em sintonia com a redução de lançamentos de equipamentos Nokia deste ano, de 35 para 22, em contraste com a expansão da indústria de telefonia, vendendo de 270 mil aparelhos para 350 mil por trimestre, segundo a pesquisa da Gartner.

Enquanto empresas como a Apple criam aparelhos inovadores, a fabricante finlandesa que revolucionou a telefonia no passado está querendo abandonar o mercado com a transição? Vai se tornar uma nova Palm, parada no tempo, com dois sistemas operacionais diferentes? Vai prosperar fazendo software?

Fonte: IDGNow!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vc não leu direito a matéria. A Nokia não vai deixar de produzir celulares. Ela pretende se tornar TAMBÉM uma empresa produtora de software.

Pedro Zambarda disse...

Obrigado pela crítica.

Eu li a notícia corretamente, mas usei a palavra errada "abandonar" na redação do meu post. A questão toda é que a posição da Nokia é realmente paradoxal.

Obrigado mesmo pela observação. Tá editado agora.