Como melhorar a produtividade no mundo mobile?


Um assunto muito discutido entre todos os tópicos do BlackBerry Collaboration Forum ocorrido hoje foi se as aplicações corporativas realmente melhoram o desempenho dos funcionários em uma empresa. Segundo os palestrantes, há um "gap de produtividade" quando o empregado tem acesso à Gmail, Gtalk, Twitter e diversas mídias digitais que podem roubar sua atenção. No entanto, ter uma aplicação empresarial mudaria esse quadro?


No evento, pode-se notar que não. A aplicação corporativa pode sim limitar o trabalho do empregado, mas há necessidade de integração dos programas com as mídias sociais, permitindo comunicação interna e externa. Muitos widgets estão sendo conectados dentro do desenvolvimento de novos apps. Segundo Mario Costa da IBM, a própria plataforma Lotus está buscando soluções na nuvem para baratear os custos e oferecer um sistema dinâmico para as corporações.

O mantra do evento era "colaboração". É claro que as empresas podem tomar medidas para melhorar a produção lucrativa, mas é necessária uma maior comunicação na realização de reuniões, discussões de conteúdo e desenvolvimento de ideias. O uso de smartphones deve sim embutir aplicativos corporativos para otimizar o trabalho, mas devem ser canais para acesso remoto que consiga agregar conteúdo para masi produção.

Claro, essa é uma discussão aberta. No entanto, parece que a RIM e a plataforma BlackBerry estão antenados com essa tendência de conexão com Facebook e Twitter, com ou sem gaps.

Nenhum comentário: