Colaboração é tendência do BlackBerry


Reunindo usuários do smartphone famoso da Research in Motion, o BlackBerry, o BlackBerry Collaboration Forum realizou hoje, em São Paulo, palestras para grandes empresas, para o setor técnico de celulares e sobre soluções para pequenas e médias empresas (PMEs). Diferente de outras plataformas mobile, obviamente o evento era voltado para corporações.

Com representantes da IBM, da Cisco e da própria RIM na América Latina, as palestras giraram em torno da palavra "colaboração". Para os desenvolvedores de smartphones e para os próprios empresários, essa temática estava ligada diretamente com as mídias sociais e as formas inovadoras de comunicação que existem hoje. As palestras buscavam implementar essas mudanças dentro do ambiente empresarial.


"Seus clientes usam 20% das ferramentas fornecidas". Mario Costa da IBM.


Realizada às 14h, a palestra de Mario Costa da IBM abordou a plataforma Lotus Domino, que possui tradição em serviços de e-mail desde 1989. "Quando você olha atrás, você se pergunta: Como pude gostar disso? É essa sensação que você tem ao ver o primeiro Lotus Note feito em 89. Hoje, não fazemos apenas correio eletrônico" enfatizou Costa, ao mostrar que as aplicações desenvolvidas hoje também incorporam mensagens instantâneas e links com Facebook e Twitter.

Falando sobre o mercado de empresas que criam sistemas de e-mails, ele afirmou que não existe predominância de nenhuma empresa em nenhum local do mundo. "As empresas ficam entre 40 e 35%. Não há empresa com 70% dos consumidores. Perdemos e ganhamos clientes e nossos concorrentes ganham e perdem clientes" enfatizou. Para ele, fazer apenas um sistema de correio eletrônico é inócuo. Ele se baseia na premissa que o cliente final não consumirá 20% das ferramentas fornecidas, oferecendo uma variedade maior de serviços. E falou sobre o Lotus Symphony, um editor de slides, texto e foto, similar ao Microsoft Office. "É melhor que o Office? Eu digo que não, sério. Mas é de graça, pelo menos. Você deixa de pagar 400 dólares de licença por um produto de qualidade".



Alex Zago, gerente de análise de mercado da RIM na área da América Latina, apresentou estatísticas importantes para tendências mobile no ramo empresarial às 14h45. "Estudo de Morgan Stanley mostra que smartphones venderão mais do que notebooks e desktops daqui a 2 anos, em 2012. Está bem próximo, em escala mundial". Na América do Norte e na Europa, 42% das empresas já funcionam por aplicações móveis. O Brasil ainda é mais conservador, com 53% do corporativo trabalhando ainda em escritórios.

As palestras mais cheias do evento eram no setor técnico da RIM. Iniciada às 15h, a palestra de Marcos Souza com Erika Szabo da Cisco apresentou implementação das redes e do contato por voz na plataforma BlackBerry. Com o Mobile Vouce System 5 (MVS5), os smartphones da RIM podem integrar com conexão sem fio para fazer chamadas de voz, como se fosse telefone. Isso não seria possível sem a tecnologia de telefonia PBX da Cisco. "É custo zero conectado no wi-fi para contato de voz" enfatizou Marcos. No final da palestra, foram realizados testes, que não mostraram problemas em uma conexão estável.

Outras palestras importantes foram a de introdução ao desenvolvimento de aplicativos para BlackBerry ministrada por Angel Aldana, da RIM, além de assuntos adaptados para pequenos e médios empreendimentos. Fora do local das palestras, era possível conferir modelos de BlackBerries com OS 5, além de acessórios como o Headset Wi-fi para falar e ouvir conversas em seu smartphone sem complicação. O evento era técnico, voltado para desenvolvedores e empreendedores, mas a tendência de falar em colaboração e integração de comunicações visou melhorar o desempenho dos celulares da RIM com os clientes finais. Palestras para grandes corporações, mas buscando melhorar o desempenho de funcionários comuns que possuem acesso à tecnologia.

Nenhum comentário: