O que é o touch e o touchscreen?


Você quer saber o que é tecnologia touch?

Vamos voltar no tempo e explicar esse assunto, que é foco neste blog.

Assim como qualquer criação tecnológica, a tela sensível a toque foi a invenção de um homem. E também de uma empresa. Há quase 40 anos, o doutor Samuel C. Hurst, ligado à Universidade de Kentucky, desenvolveu, com uma equipe de alunos, um gadget chamado Elograph. A invenção era uma tela eletrônica sensível ao desenho feito por canetas. Algumas máquinas passaram a imprimir tudo o que era feito na tela.

A invenção do Elograph deu origem à empresa Elographics, que se especializou em telas sensível ao toque que fossem inteiramente eletrônicas.

Sam Hurst, o inventor de Kentucky, é o homem à esquerda
Está sendo demonstrado o Elograph


No entanto, o uso da primeira touchscreen era no setor industrial norte-americano no começo de sua história. Elographs foram vendidos para a indústria téxtil de Dalton, na Geórgia, para dimensionar o tamanho de tapetes. Em 1974, foi desenvolvido a primeira tela sensível ao toque transparente, com uma camada mais fina de detecção eletrônica do toque de canetas.

A criação de Sam Hurst só ganhou relevância em 1975, com a integração do touchscreen em terminais de computador. Em 77, foi desenvolvida a tela resistiva, repleta de "pontos de toque", que é o modelo dos palmtops e suas canetas de tipo stylus.

O Elograph

Com a febre dos PDAs iniciada em 1992, principalmente pelo Newton da Apple, forçou a Elographics a trocar seu nome para Elo TouchSystems, que existe até hoje.

O que é o touch e o touchscreen?

Foi uma invenção voltada para o setor industrial americano, que surgiu de experimentos com telas equipadas com circuitos. Hoje, é uma tecnologia que revolucionou a telefonia celular no iPhone, em 2007, e está migrando para a computação pessoal, com o iPad neste ano.

Fontes: Elo Touch, About.com e Wikipédia

Nenhum comentário: