Workshop de Podcast na Livetouch, com Flavio Soares


Participante de São Paulo no site e podcast Papo de Gordo - veja detalhes do trabalho deles aqui -, Flavio F. Soares marcou presença na Livetouch na última quinta-feira, dia 19 de agosto. Conversando com a equipe do blog Universo Touch em um pequeno workshop, o blogueiro, quadrinista e podcaster contou um pouco de suas experiências na internet e exclareceu dúvidas sobre podcasts.


"Podcast é uma mídia que traz feedback, retorno imediato desde a leitura dos e-mails até a discussão em cima de uma pauta" explicou Flavio. Para ele, o podcast, ou qualquer outro formato de áudio na internet, pode ser definido como uma rádio online, com a diferença que pode ser acessada a qualquer momento. Por esse motivo, e com humor, a resposta do público é bastante estimulada com a leitura de e-mails e mensagens durante o bate-papo.

"Começamos o Papo de Gordo como, literalmente, uma conversa entre gordos. Gente reunida falando besteira. E gravamos programas até na Copa do Mundo, no final de cada rodada" falou, sobre sua experiência como participantes, comentando sobre assuntos variados ligados a obesidade. O atual editor-chefe do Papo de Gordo é seu amigo de Salvador, Eduardo Sales, que começou o blog escrevendo sobre seu pós-operatório após uma redução de estômago. O site chama-se Contrapeso, antes de ganhar o nome atual com o pocast.

Foi comentado, durante a conversa, da origem do termo podcast, que veio das gravações permitidas pelo iPod, no começo dos anos 2000 - sendo que o outro termo para definí-lo é audiocast. Flavio fez recomendações e comentou sobre a periodicidade do Papo de Gordo que, segundo ele, é a ideal para os que começam com podcasts. "Fazemos de 15 em 15 dias. Toda semana é só para quem trabalha apenas com isso, como o pessoal do Jovem Nerd. E, mensalmente, você corre o risco do pessoal te esquecer. E o tempo ideal de gravação, entre e-mails e pauta, é de cerca de 30 minutos" enfatizou. Para ele, essas medidas evitam cansar o público de cara e focar em assuntos. Com o sucesso das pessoas, pode-se aumentar ou diminuir o tempo do material.

O pessoal do Jovem Nerd, criadores do Nerdcast, para Flavio, criaram uma tendência de "revista" em mídias em áudio. O caso específico desse formato é a ordem apresentação - leitura de e-mails - conteúdo. Alguns programas fogem desse formato, mas evitando colocar a leitura de correio eletrônico para o final, o que seria maçante. A mídia é ainda experimental na web, mas está ganhando muito destaque junto com os videocasts. Na Campus Party de 2010, no último mês de janeiro, contou com mesas dedicadas inteiramentes aos podcasters, movimentando o evento.

Flavio Soares fez recomendações de casts, como TargetHD (tecnologia), Metacast (para quem quer fazer um podcast), Podcumê (para assuntos variados, com boa edição) e até o Escriba Café (para quem quer ouvir um monólogo no lugar de uma conversa em grupo pautada). Todas as informações trocadas entre a equipe do Universo Touch e Flavio devem resultar em um futuro podcast por aqui. Aguardem informações.

EDIT: Flavio tem também um trabalho interessantíssimo e bonito com quadrinhos e registros em blog de seu filho portador de Sindrome de Down, chamado Vida com Logan (acesse aqui). Tratando o cotidiano como um "passeio", o trabalho é um diferencial diante de sites extremamente focados em apenas um conteúdo, recheado de desenhos feitos pelo próprio pai.

Nenhum comentário: