"Aplicativos de localização são o fenômeno deste ano"


E a Livetouch marcou presença de novo no 3º Fórum Mobile + hoje. Na palestra com tema "Mobile + Localização: Casamento Perfeito", às 16h, Marcio Archimedes Pissardo, diretor geral e sócio fundador da Livetouch, e Rafael Siqueira, diretor da LBS Local e do Apontador, fizeram apresentações sobre a importância dos mapas para plataformas mobile. Marcio trouxe o ponto de vista do desenvolvimento de aplicativos para smartphones, enquanto Siqueira mostrou a importância de ter um sistema de localização com mais convergência de conteúdo regional.


Apesar da expansão de mapas online como Google Maps, Rafael Siqueira fez uma apresentação otimista e com muitos dados sobre os empreendimentos do Apontador. "Pessoas comentam sobre os lugares. É o primeito site brasileiro em local search e o segundo em mapas e rotas. Desde a criação em 2001, pensou-se no mobile" esclareceu. Siqueira afirmou que o Apontador possui 270 clientes ao redor de seus negócios. Essa quantidade maciça de empresas ao redor do site com mapas acontece por causa do tráfego pesado de acessos, chegando em 12 milhões por mês, otimizando a posição das companhias em sistemas de busca. Os mapas do Apontador são incrementados com informações cruzadas fornecidas por terceiros.

Mas a informação mais interessante da palestra da Rafael Siqueira veio no último minuto. "O Apontador vai lançar uma API aberta no dia 30 de setembro. Queremos fazer o que a Amazon fez pelo e-commerce, o que o Facebook fez pelas mídias sociais, o que o Twitter fez pela informação em tempo real e o que o Google fez pela busca". Com essa fala pesada e empolgante, ele encerrou sua apresentação.


Marcio Archimedes Pissardo apresentou detalhes do uso de aplicativos com localizadores. "Diferente do Apontador, queremos fornecer nossa experiência em desenvolvimento de apps com localização. Quando você está localizando um restaurante no celular, você está prestes a tomar uma decisão imediata. É diferente de usar um computador para pesquisar, com mais tempo" explicou o diretor geral. Para Marcio, os usuários de smartphones são críticos e procuram informação relevante, porque eles escolhem roteiros e dados interessantes para onde ele está. "Conteúdo deve ser referente e atualizado".

O líder da Livetouch mostrou que aplicativos de localização obedecem três premissas: Aonde estou, acesso a outros mapas e compartilhamento da localização. No caso da exposição de sua posição local, conexão com mídias sociais como Facebook e Foursquare são necessárias no desenvolvimento.


Como case principal da Livetouch a ser exposto, Marcio Pissardo mostrou o aplicativo Graber, de primeiro no Brasil rastreamento de veículos. "Aplicativos de localização são fenômenos deste ano. As empresas ainda não perceberam a utilidade dos mapas em smartphones, como em nosso case. Ano passado foi apenas de tentativas". Graber foi mostrado como um app eficiente de localização de veículos e proteção contra roubo. A próxima atualização, segundo Marcio, incrementará um sistema de cercamento que avisará caso o automóvel sair de um raio determinado pelo celular, fazendo um alarme inteligente.


No debate com o público, Marcos Kizkowski, diretor geral da Telit para o Brasil, mediou um seção de questões que foram desde as particularidades das plataformas Android, BlackBerry, iPhone e iPad até a publicidade em sistemas de mapas, como o Apontador. Com essas palestras, pode-se concluir: Smartphones devem estar conectados, comunicativos e convergentes.

Nenhum comentário: