"Estudar cada plataforma para conseguir a melhor solução"


Felipe Melo Pissardo, coordenador de projetos da Livetouch, fez uma apresentação sobre a diversidade e as diferenças de aplicativos nas diversas plataformas de smartphones existentes. O foco da palestra foi para os smartphones iPhone e BlackBerry, o tablet iPad e o sistema operacional Android.

"Projetos funcionam em um tripé: Design, navegação e usabilidade". Com essa fala, Felipe explicou os detalhes das barras de navegação em apps e a diferença de desenho entre eles. Segundo o coordenador de projetos, celulares com sistema Android tendem a ter pelo menos três botões abaixo da touchscreen, com a tela de toque limpa, enquanto BlackBerries oscilam entre o teclado físico e alguns poucos modelos touch. O iPhone é o modelo com menos botões físicos e com mais apelo ao multitouch, o que enche sua tela dentro dos apps. "Estudar cada plataforma para conseguir a melhor solução" é a receita de Felipe Pissardo para os desenvolvedores.

E, nesses estudos, o palestrante acredita que pode ser encontrada a criatividade na criação de apps, a partir de padrões ditados pelas marcas. "O iPhone é a plataforma que dita tendências no mercado de smartphones. O Android é o que mais cresce. BlackBerry ainda tem muita importância para o público corporativo" exclareceu Felipe, de maneira bastante didática.


Atendendo às perguntas do público, o palestrante falou sobre as diferenças do desenvolvimento de iPhone para iPad. "O iPad redimensiona apps no iPhone. No entanto, é interessante ter uma equipe própria de desenvolvimento para o tablet. Fazer um projeto específico para ter sucesso". Durante o bate-papo com perguntas da platéia, o diretor geral da Livetouch, Marcio Pissardo, também participou e falou curiosidades sobre o sistema operacional do Google para smartphones. "Projetos para Android são mais caros. Pela variedade de telas que possuem o sistema, é mais complexo desenvolver a linguagem correta para cada aparelho".


Formado em publicidade e propaganda pela ECA-USP, além de ser mestrando na FAU-USP, Felipe Pissardo também aplicou conhecimentos acadêmicos muito importantes em sua análise de projetos no mercado de smartphones. Com as teorias do norte-americano filósofo e matemático Charles Sanders Pierce na área de semiótica, Felipe falou do peso do design como símbolo, dos usos como interpretações e da navegação como objeto. "O usuário de iPhone, e de smartphones em geral, é exigente na qualidade do aplicativo. Por isso, é melhor focar em poucas coisas no app e deixar a experiência do usuário mais limpa".

A palestra mostrou para o público corporativo, e interessado em mobile, que os smartphones precisam de estudo cuidadoso de seus padrões para se obter os melhores resultados. Fazer um aplicativo com a mesma aparência, navegação e usabilidade para iPhone, Android e BlackBerry é um grande erro. Assim como achar que tudo o que existe no smartphone da Apple funciona da mesma maneira para o usuário do iPad. Todo estudo de projeto é pouco.

A apresentação foi mediada por Claudiney Santos, da TI Inside.

Nenhum comentário: