A história do Android


Lendo hoje a revista Exame lançada no começo de agosto com o título O Google vai a guerra, decidi explicar a história do Android para situar melhor a atual competição no mercado de smartphones. Apesar de muitos conhecerem o sistema mobile da Google, a matéria exibiu o que motivou a ideia de se disseminar entre os novos celulares e gadgets móveis.


O robô da empresa fundada pelos jovens Sergey Brin e Larry Page veio de uma liderança mais velha na companhia. Com currículo de peso na área de tecnologia, com passagens na Xerox, Bell Labs e Novell, Eric E. Schmidt impressionou a Google e foi chamado para coordenar o empreendimento, tornando-se CEO ainda em 2001. A administração da gigante de pesquisas na internet funcionava em uma espécie de triunvirato, concedendo poderes iguais para Brin, Page e Schmidt.

Com todo esse prestígio nos negócios, Eric foi chamado em agosto de 2006 para a Apple de Steve Jobs. Entre as duas companhias, o empreendedor fez uma aliança que aproximou modelos de negócios diferentes no ramo tecnológico. A Google aproximou todo o seu know-how de internet com a grande qualidade de design, programação e construção de hardware da maçã. Fez o que já realizava com diversas empresas que desejavam proximidade do seu modelo de publicidade consolidade, com Adsense, Adwords e toda a melhora no algoritmo do Google Search.

O problema veio no ano seguinte. Em 2007, Jobs apresentou ao mundo o iPhone. Schmidt tinha lugar entre os diretores da Apple, uma posição de prestígio. No entanto, com a expansão no mercado de celulares, Jobs não queria mais permanecer na venda de computadores e players de MP3. O iPhone iria mudar a forma de abordar a internet, funcionando de forma muito mais customizada por aplicativos, ao invés da navegação pela web, dominada pelo Google.

Em outubro de 2008, a primeira empresa de Schmidt anunciou o sistema Android para smartphones. HTC, Motorola e diversas marcas estão desenvolvendo gadgets para esse sistema, que tem seu código fonte aberto para customização, diferente do perfil da concorrência. No ano seguinte, Eric deixou Steve Jobs e mudou o perfil do Google. Nitidamente, a empresa quer deixar de abordar apenas a internet para tomar o mercado por completo hoje, mesmo que, com isso, se perca muitas de suas reservas. Jobs possui o mesmo objetivo. Pelos dados anuais do Android, como seu crescimento de mais de 800% do ano passado para este, a empreitada de Schmidt está dando certo.

Por 2 anos, o iPhone e seu sistema operacional, o iOS, dominaram o nicho dos smartphones pelo mundo. 2010 é um ano de virada para a Google, mesmo que, inicialmente, a Apple ainda esteja na liderança. Essa é a história do Android: Nascido para conflitar com as ambições de Steve Jobs, compactuando com a visão de negócio de Eric Schmidt. São homens desses em conflito que estão tornando o mobile uma realidade.

Agradecimentos à matéria da Exame de outubro, que me mostrou a relevância do assunto Android para o mundo do empreendedorismo. E o maior beneficiado nesse conflito, sem dúvida, é o consumidor.

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