McAfee com soluções criativas de antivírus mobile


Último workshop do Fórum Mobile +, às 15h do dia 9, a palestra "Segurança de dispositivos móveis" trouxe executivos integrantes da gigante McAfee, famosa desenvolvedora de software antivírus. Para apresentar seus trabalhos e discutir o tema da apresentação, Sergio Oliveira, gerente de vendas, mostrou os percentuais únicos da empresa, enquanto Minoru Yoneoka, gerente de produtos, explicou aspectos técnicos de seus serviços.



"Somos uma empresa com sede em Santa Clara, na Califórnia. Temos 18 anos de história e seis mil funcionários no mundo todo" explicou Sergio. Saindo da história e falando em dados, o gerente de vendas afirmou que há 38 milhões de assinantes de softwares de antivírus da empresa e cerca de 100 milhões na área mobile, embora seja menos arriscada em relação aos PCs. "Sites falsos, o chamado fishing, é um perigo presente nos smartphones" exclareceu.

Segundo os palestrantes, informações dos próprios usuários sobre a reputação de sites e malwares reforçam as ações de segurança. "McAfee tem uma parceria muito interessante com o Facebook" disse Sergio, mostrando que boa parte desse banco de dados sobre vírus estão relacionados com mídias sociais.

Um dos produtos abordados na apresentação foi o McAfee Family Protection, antivírus voltado para crianças e jovens. O software não está somente no PC, mas no mobile, como o iPod Touch, evitando que os mais novos enfrentem problemas em sites de conteúdo adultos e interações suspeitas em mídias sociais. Outra aplicação desenvolvida por essa empresa é um recurso mobile de envio de mensagens para bloqueio, rastreamento e apagamento de dados de celulares perdidos ou roubados. Toda a operação ocorre com um "aparelho amigo", que executa as ações remotamente.


A McAfee está antenada principalmente com celulares Android, Windowsphone, Symbian, BlackBerry, iPhone e aparelhos com sistema Java. "Não houve ameaça de malware mundial no mobile: Mas há possibilidade com seu crescimento" afirmou Sergio, fechando a palestra.

Nenhum comentário: