Playbook, o tablet da Blackberry


Já não bastasse ter o Galaxy Tab da Samsung competindo com o iPad, a Apple agora terá que enfrentar o Playbook, tablet da RIM que se prepara para chegar no mercado logo no começo de 2011.


O Blackberry Playbook foi anunciado na DevCon da empresa que aconteceu em setembro deste ano em São Francisco. Desde o momento da sua revelação, a RIM vem defendendo o seu tablet como o verdadeiro desbancador do iPad. As especificações do aparelho são de fato impressionantes, incluindo: processador dual-core de 1GHZ, 1GB de RAM, tela LCD de 7 polegadas (1024 x 600, HD), câmera frontal de 3 mps e traseira de 5, grava vídeos HD em 1080p é menor que o iPad mas um pouco maior e mais pesado que o Galaxy Tab, Wi-Fi, possui multi-tasking, sincroniza apps, documentos, calendários e outros programas com aparelhos Blackberry e roda aplicações em Adobe Air e Flash. O único porém é a falta de suporte a rede 3G.


O design da interface do aparelho também chama muito a atenção. As principais funcionalidades são dispostas em blocos grandes na tela inicial e com um toque, uma lista inferior organizada e personalizável, mostra os apps instalados.



E por falar em aplicativos o OS do Playbook foi construído em cima do QNX Neutrino e não do Blackberry 6, permitindo que desenvolvedores trabalhem com linguagens POSIX OS, SMP, Open GL, BlackBerry 6, WebKit, Java além dos já citados Adobe Flash e AIR.



O tablet deve ser lançado nos EUA logo no primeiro trimestre de 2011, e apesar de não possuir um preço definido, especula-se que os valores girem em torno de $399 até $599 dólares.

Nenhum comentário: