Lançamento do jornal The Daily


Após o adiamento do lançamento, conforme publicamos aqui no Universo Touch, acaba de ser lançado hoje para iPad, o aplicativo do jornal The Daily.
Numa sala cheia de jornalistas, Rupert Murdoch falou do seu novo produto e referiu-se a Steve Jobs, o patrão da Apple, como grande incentivador do "The Daily" desde o primeiro momento e como o criador da "incrível nova plataforma" que é o iPad. "A nossa audiência será os 50 milhões de americanos que comprarão um tablet até ao fim deste ano", disse Murdoch.

Respondendo já às perguntas dos jornalistas, Murdoch esclareceu que o investimento inicial no "The Daily" foi de 30 milhões de dólares e que os custos semanais de funcionamento ficarão abaixo dos 500 mil dólares, pelo que se mostrou confiante no sucesso do novo produto. Nas primeiras duas semanas, o jornal estará disponível gratuitamente e depois os leitores deverão fazer uma assinatura semanal (0,99 cents) ou mensal (3,99 dólares).

"O iPad exige que recriemos a nossa profissão", defendeu ainda Murdoch, que definiu o novo projeto como diretamente virado para uma audiência jovem que consome mídia, mas não as mídias tradicionais. Neste primeiro número, a capa do jornal tem o título "A queda do faraó" e apresenta uma série de reportagens e textos sobre o Egito. Os responsáveis prometeram cerca de 100 páginas por dia de novas notícias.

Das demonstrações feitas durante a apresentação foi possível perceber que o novo jornal apostará nas fotos panorâmicas de 360 graus, onde os leitores podem navegar na imagem com diversas profundidades. O vídeo será também uma aposta do novo produto, que pretende utilizar todas as potencialidades da plataforma iPad. Para já, "The Daily" estará disponível em iPad, mas Murdoch espera estendê-lo a outros tablets nos próximos anos.

Haverá uma versão na Web do "The Daily", mas não terá as potencialidades da versão iPad, explicaram os responsáveis do jornal durante a sessão de perguntas. "The Daily" também não será gratuito na Web.

Baixe o aplicativo aqui.

Nenhum comentário: