Android 3.0 para tablets



O Google acaba de promover um evento na Califórnia (EUA), onde demostrou pela primeira vez a nova versão do sistema operacional Android, conhecida como 3.0 ou Honeycomb. Esta versão é a primeira desenvolvida especificamente para tablets. Hugo Barra, o brasileiro que é diretor de produtos para dispositivos móveis do Google, foi um dos anfitriões.
Para demonstrar a nova versão do Android, os executivos do Google utilizaram dois tablets Motorola Xoom, lançado na Consumer Electronics Show 2011. Segundo Barra, a área de trabalho do tablet é uma importante parte do desenvolvimento. "É um plataforma de desenvolvimento de aplicativos em si."
Ela ganhou um novo recurso de notificações, que agora aparecem no canto inferior direito do tablet. Notificações de conversas no Google Talk, por exemplo, aparecem com foto. Há também novos widgets, como o do player de música, que permite pausar e trocar de faixas.
O Gmail também ganhou uma nova versão, agora com dois painéis. Eles funcionam de maneira independente e permitem navegar pelos recurso do e-mail e, inclusive, abrir conversas por e-mail. Segundo os executivos, os painéis se adaptam de acordo com a orientação do tablet (retrato e paisagem). Outra novidade é uma barra de funções que agora aparece no topo do aplicativo e inclui botões como favoritos, lixeira, entre outros.
O Android 3.0 também ganhou uma nova tecnologia para renderizar gráficos que poderá ser utilizada pelos desenvolvedores de aplicativos. O Google já utiliza a nova tecnologia no YouTube integrado à nova versão do Android, que ganhou uma parede de vídeos. Outro recurso que utiliza o novo recurso é o Google Books, que permite armazenar e ler livros digitais.
O Google Maps e o aplicativo de música integrados ao Android ganharam recursos 3D. Outro aplicativo em 3D que o Google passa a disponibilizar pelo Android é o Google Body, aplicativo que permite explorar o corpo humano, lançado em dezembro.

Como parte do Android Honeycomb, o Google remodelou a função de câmera e filmadora. Agora, a interface mostra a imagem do lado esquerdo e ganhou diversos botões de configurações do lado direito, como zoom, rotacionar imagem, entre outros. O chat por vídeo do Google Talk também foi melhorado, pois o Android 3.0 estabiliza melhor a imagem, o que permite gastar menos banda durante a transmissão.



Fonte: iG

Nenhum comentário: