Entre rumores e certezas


Entre tantos boatos e rumores sobre lançamanto do iPhone 5, iPad 3, fabricação de iPad no Brasil, como será a apresentação de Tim Cook e etc, uma coisa é certa: a nova versão do iOS, ou seja, a versão 5.
É quase certo que a nova versão terá seu lançamento ao mundo no dia 4 de outubro.

Só recapitulando, suas principais funcionalidades são:

Notificações: o iOS 5 fornece um menu na parte de cima do visor que coleta todas as notificações e alertas que o usuário possa receber. As notificações estão disponíveis dentro de qualquer aplicativo e podem vir de serviços como e-mail, mensagem, calendário, clima, Facebook, etc. Ainda melhor, elas também aparecem na tela bloqueada. Os usuários podem saltar da tela travada diretamente para o app com apenas um toque de dedo. Esse novo sistema livra os usuários das pop-ups irritantes que aparecem no iOS atualmente. O grande bônus da novidade é que ela deve (graças às poucas interrupções) aumentar a produtividade.

e-mail: as melhorias incluem a habilidade de escrever mensagens usando endereços arrastados e uma nova barra de formatação com negrito, itálico, grifado e controle de margem. O app também ganhou suporte rico de formatação de texto, uma ferramenta melhor de pesquisa e a habilidade de assinalar textos e apoio para criptografia S/MIME para segurança.

iMessage: o recurso usa o sistema de notificação da Apple para entregar mensagens em tempo real para todos os dispositivos iOS. Ele permite que os usuários enviem mensagens de texto, fotos e vídeos – como já era possível na versão antiga – mas agora adiciona a habilidade de enviar informações de contato para um pessoa ou grupo em outros dispositivos iOS 5 por meio de Wi-Fi ou 3G. As mensagens podem ocorrer por meio de qualquer dispositivo com o sistema operacional. Outros recursos parecidos com o do BlackBerry incluem: entrega e recebimento de recibos e aviso se seu colega, amigo ou parente está digitando uma mensagem em retorno. Não se preocupem: é tudo criptografado.

Safari: o Safari no iOS 5 irá apoiar a navegação por abas. Em vez de abas em janelas separadas, o navegador vai funcionar como no desktop, com guias listadas na parte de cima da página. Isso significa uma mudança mais rápida entre as páginas abertas. Ele também ganhou a função “ler mais tarde”, que permite aos usuários salvarem arquivos. O iOS salva o artigo por meio de todos os dispositivos do SO do usuário, podendo então ser lido no iPhone, iPod Touch ou iPad.

Sincronização sem fio: com o iOS 5, os usuários não terão que conectar fisicamente seus iPhones ou iPads em um computador. De acordo com a Apple, as atualizações do sistema não irão mais requerer que se baixe o sistema operacional inteiro, mas somente as mudanças necessárias e os componentes adicionam novos recursos e /ou corrijam falhas.

Novo app de câmera:o app de Câmera ganhou duas das habilidades mais requeridas pelos usuários em toda a história do iOS. O primeiro é a adição de um atalho na tela de bloqueio para acessar a câmera com maior velocidade, para não ser necessário desbloquear, clicar no ícone do app e fotografar, o que às vezes faz você perder o momento exato da foto.



A Apple afirmou que mais de 200 novos recursos foram incluídos no iOS 5 e foram fornecidos mais de 1,5 mil novos APIs para os desenvolvedores. O sistema funcionará no iPhone 4, iPhone 3GS, iPad e iPad 2, e iPod Touch (terceira e quarta geração).

Nenhum comentário: