
Lendo hoje a revista Exame lançada no começo de agosto com o título O Google vai a guerra, decidi explicar a história do Android para situar melhor a atual competição no mercado de smartphones. Apesar de muitos conhecerem o sistema mobile da Google, a matéria exibiu o que motivou a ideia de se disseminar entre os novos celulares e gadgets móveis.


Com todo esse prestígio nos negócios, Eric foi chamado em agosto de 2006 para a Apple de Steve Jobs. Entre as duas companhias, o empreendedor fez uma aliança que aproximou modelos de negócios diferentes no ramo tecnológico. A Google aproximou todo o seu know-how de internet com a grande qualidade de design, programação e construção de hardware da maçã. Fez o que já realizava com diversas empresas que desejavam proximidade do seu modelo de publicidade consolidade, com Adsense, Adwords e toda a melhora no algoritmo do Google Search.

Em outubro de 2008, a primeira empresa de Schmidt anunciou o sistema Android para smartphones. HTC, Motorola e diversas marcas estão desenvolvendo gadgets para esse sistema, que tem seu código fonte aberto para customização, diferente do perfil da concorrência. No ano seguinte, Eric deixou Steve Jobs e mudou o perfil do Google. Nitidamente, a empresa quer deixar de abordar apenas a internet para tomar o mercado por completo hoje, mesmo que, com isso, se perca muitas de suas reservas. Jobs possui o mesmo objetivo. Pelos dados anuais do Android, como seu crescimento de mais de 800% do ano passado para este, a empreitada de Schmidt está dando certo.

Agradecimentos à matéria da Exame de outubro, que me mostrou a relevância do assunto Android para o mundo do empreendedorismo. E o maior beneficiado nesse conflito, sem dúvida, é o consumidor.
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