Formação do profissional dos games no mercado brasileiro



Dia 16 deste mês, o redator deste blog, Pedro Zambarda, foi convidado para palestrar em no simpósio Etapas e importância na formação do profissional de jogos eletrônicos do evento SP Game Show, dentro Anime Friends. Falou-se, na palestra, com representantes dos cursos de jogos digitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, sobre a importância de uma formação especializada em games para programadores e designers. Pedro, junto com outros jornalistas presentes, falou das possibilidades de trabalho com blogs, revistas de videogames e assessoria de imprensa que as empresas e o público de tecnologia precisam hoje.


Palestra contou com aproximadamente 30 pessoas presentes.

A discussão tomou uma direção pessimista ao colocar em pauta que programar e desenvolver games resulta no abandono da jogatina, ou seja, para ser criador de um jogo, seria preciso deixar de ser gamer. Levantou-se a falta de criatividade na criação de games e advergames. E, para conseguir referências, é necessário sim jogar, estar sintonizado com comunidades online e saber transformar a paixão por um produto em outro projeto, e uma inovação tecnológica.

Para conhecer sobre o mercado nacional, uma grande tendência é a produção de aplicativos para celulares e smartphones. No caso do iPhone e aparelhos com Android, os jogos devem ser criados em sincronia com a interação touch com a tela desses gadgets, uma tendência forte da atualidade.

Devemos ter cada vez mais empresas com vontade de investir seriamente em jogos. No Japão, a indústria de games não era consolidada nos anos 1980 e tinha a Sega como uma representante americana em seu território. A Nintendo, com ajuda da genialidade do engenheiro Gumpei Yokoi, migrou do mercado de jogos de cartas para o de fliperamas, que explodiam nos Estados Unidos. Com ainda mais o talento de homens com Shigeru Miyamoto, a empresa nipônica conseguiu criar memoráveis personagens como Mario e fazer história nos aparelhos domésticos voltados aos games.

Confira mais detalhes da palestra no SP Game Show no site do evento.

Nenhum comentário: