Linus Torvalds, o criador do Linux, visita o Brasil


Palestrante de abertura do LinuxCon hoje, em São Paulo, Linus Torvalds, o criador do sistema operacional Open Source Linux, visitou as terras brasileiras pela primeira vez. Difusor do software com código de programação livre e aberto, o programador famoso disse que adora criar inovações no kernel que fez um relativo sucesso no final dos anos 1990, resultando na fundação da Linux Foundation que faz uma manutenção permanente em seus serviços.


Na apresentação, Torvalds enfatizou a importância da universidade e de instituições de educação como espaços de experimentações. Disse, também, que optou por não ser milionário como Steve Jobs, da Apple, e Bill Gates, da Microsoft. Sua filosofia, junto com Richard Stallman, era promover uma comunidade de programadores que tivessem liberdade de mexer em suas criações, sem manter segredos comerciais. A comparação com os gigantes da informática foi feita no evento por Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, se referindo aos ganhos financeiros de Torvalds.

Linux foi desenvolvido em 1991. O discurso diferenciado de Linus Torvalds e de todos os programadores favoráveis ao software livre, Open Source, contribuiu para que, no final de 2008, a Google desenvolvesse um sistema operacional também aberto para celulares, chamado Android. A presença de ícones como Torvalds no Brasil é um privilégio para nossos desenvolvedores, que podem, além dos softwares proprietários, mergulhar nesse universo de compartilhamento de algoritmos de programação.

Fonte: INFO

Nenhum comentário: