Jundiaí mordendo a Maça




Um site local da cidade de Jundiaí e arredores, o Rede Bom Dia, publicou uma matéria sobre o rumor sobre a cidade ser a escolhida para a fabricação de produtos Apple aqui em terra tupiniquim.

Leia a publicação e saiba um pouco mais sobre como andam as coisas:

A multinacional de origem chinesa, Foxconn, começou a instalar a fábrica para montar produtos da Apple em uma nova unidade em Jundiaí.
E também está com cinco linhas prontas para início de operação na fábrica atual, às margens da rodovia dos Bandeirantes, no Engordadouro, onde já produz computadores da Sony e HP e placas-mãe da Dell.
A fábrica da Foxconn exclusiva para a Apple será no distrito industrial do FazGran, no bairro Fazenda Grande. E suas instalações começaram a ser montadas na segunda-feira passada.
Em março, a Apple mudou o endereço de sua filial em Santo André para três galpões em um condomínio industrial na rodovia Hermenegildo Tonolli, no FazGran. A informação, conforme mostrou o BOM DIA no dia 13 de abril, está registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo.
A Foxconn foi novamente questionada ontem sobre este endereço e, mais uma vez, por meio de assessoria de imprensa, disse não ter nenhuma informação sobre o assunto.
Na terça-feira, o BOM DIA voltou a questionar a Apple (também por meio de assessoria) sobre o endereço em Jundiaí, mas não teve resposta.
Segundo Luciano Almeida, presidente do Investe São Paulo (órgão ligado ao governo do Estado), em conversa com jornalistas na terça-feira, de início a Foxconn vai produzir iPads (tablets) e iPhones (celulares), que serão comercializados a partir de novembro. Mas quando a nova fábrica estiver em operação no próximo ano, toda a linha de produtos da Apple (computadores e laptops) será montada em Jundiaí.
De acordo com o Investe São Paulo, quando as linhas de montagens atingirem a capacidade máxima serão produzidos cerca de 6 milhões de unidades ao ano – a fábrica jundiaense vai abastecer o mercado norte-americano, entre outros.
Na sua edição do dia 18 de março passado, o BOM DIA publicou com exclusividade que a Foxconn havia encomendado um estudo junto a Prefeitura de Jundiaí para instalar uma montadora da Apple na cidade (os componentes serão fabricados na China e os aparelhos apenas montados no Brasil). E a notícia correu o mundo.
O interesse para a instalação de uma unidade da Apple no Brasil começou há cerca de um ano, quando a Foxcon (que já fabrica os produtos da marca norte-americana na China) expandiu sua unidade em Jundiaí, inclusive de olho no negócio.
Desde então, cinco linhas de produção estão prontas para a Apple. Mas com a indefinição sobre início e forma de operação, elas têm sido usadas em outros negócios da Foxconn.
A Foxconn tem negociado em várias frentes para a instalação de uma fábrica da Apple no Brasil e abriu guerra fiscal entre prefeituras – declarada entre as de Jundiaí, Indaiatuba (onde a empresa chinesa produz telefones celulares para a Sony) e Hortolândia, que chegou a oferecer serviços de terraplenagem para infraestrutura.
No mês passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou, na China, um acordo comercial com a Foxconn na casa de
US$ 12 bilhões e a geração de até 100 mil empregos em vários negócios (o maior deles seria a fabricação de telas).
A informação provocou ainda mais cobiça de municípios brasileiros. Mas, segundo o presidente da Investe São Paulo, seis cidades estariam na briga direta pela fábrica da Apple, apenas um dos negócios da expansão bilionária da Foxconn no Brasil.
O investimento para a Apple em Jundiaí, segundo apurou o BOM DIA, gira na casa de R$ 200 milhões.
Nesta quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin, sem citar o nome da cidade onde ficará a fábrica da Apple, afirmou que nos próximos dias vai fazer o anúncio oficial em conjunto com a Foxconn.
Com todas essas “curiosidades” sobre a cidade de Jundiaí e como está sendo divulgado ultimamente em todos os sites e blogs de tecnologia do país, a especulação sobre a cidade ser escolhida para a produção de produtos Apple, é muito alta. Com quase certeza de concretização dos rumores.

Abaixo, o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad

Nenhum comentário: