LG traz o ex-evangelista da Apple e dono da Alltop para falar de inovação


Com abertura feita pela LG, hoje foi apresentada a plataforma interativa no Facebook da empresa, Life´s Good Lab, às 10h, no hotel Tivoli, em São Paulo. A intenção desse novo canal é ouvir os clientes da LG, lançar promoções, quiz e integrar vídeos de usuários na publicidade futura da empresa. Mas isso era apenas o início do evento, com uma palestra internacional que mostrou experiência com tecnologia, internet e todos os recursos modernos de comunicação.

Evangelista da Apple a partir de 1984, quando trabalhou com a equipe Macintosh para levá-la ao sucesso e esmagar os rivais Apple II, dentro da própria empresa, Guy Kawasaki é um veterano de negócios, marketing e até mesmo de histórias em livros bem-sucedidos no ramo tecnológico. Hoje ele lidera o site Alltop, agregador de RSS para blogs e mídias sociais. Segundo ele, era bastante competitivo trabalhar com Steve Jobs, mas eles criaram conceitos realmente revolucionários na empresa. Com o título de A Arte da Inovação, a palestra de Kawasaki foi repleta de gargalhadas dos presentes, enquanto ele entrava em assuntos realmente importantes para corporações e produtoras de tecnologia.

"Vocês podem achar tudo o que falo uma porcaria. Mas, pelo menos, adianto para vocês: Abordarei 10 tópicos. Assim, quem gostar da palestra, saberá que são 10 tópicos. Quem não gostar, saberá também que são 10 tópicos. Se eu falar porcaria, pelo menos vocês sabem o tempo" começou ele, adiantando seu público. Os pontos abordados por Kawasaki se focaram em negócios que se expandem para a tecnologia. Você pode conferir cada um deles logo abaixo, com um que ele adicionou no final:

1 - Make meaning: Para Kawasaki é, literalmente, criar significado para uma marca, uma empresa e um serviço. Ele citou um exemplo hipotético com a Nike, no caso de um investidor que planeja injetar dinheiro nesse empreendimento. "Falar da fabricação não traz o significado de sua marca" enfatizou o palestrante. É necessário, para Kawasaki, abordar a ideia por trás da empresa.

2 - Make mantra: Essa definição foi bastante curiosa durante a palestra. Ao contrário de outros tipos de evangelizadores de marca e comunicadores, Guy Kawasaki não acha eficaz o lema de inovação para todas as empresas. Ele acredita mais em mantra, ou seja, um lema simples que deve ser repetido pela companhia para melhor definí-la. "Eu adoro comer no Wendy´s. Meus filhos também gostam. Eles não possuem nenhuma mensagem ligada a renovação tecnológica. No entanto, seu mantra é "Healthy Fast Food", o que é curto e fácil de ser apreendido pela marca".

3 - Go to the next curve: Para Kawasaki, a empresa deve estar antenada com as renovações dentro de seu próprio setor. Citou o exemplo de empresas que extraíam gelo da natureza, que não se pareciam nada com fábricas de cubos de gelo. Por sua vez, esses dois tipos de negócio foram esmagados pelas produtoras de refrigeradores. Para Kawasaki, os negócios hoje devem estar bem sintonizados com seu setor. "Nem sempre a fábrica de cubos produz geladeiras" frisou o palestrante.

4 - Roll the dice: Literalmente, "gire os dados" da sorte. Mas mesmo dentro dos diversos fatos que podem acontecer com uma empresa, levando-a ao sucesso ou ao fracasso, Kawasaki ditou algumas características que facilitam a boa fortuna. A companhia deve ter um negócio aprofundado, ou seja, deve fazer bem o produto, de maneira completa. A segunda característica de uma boa sorte é ter inteligência, para atrair sempre novas oportunidades, que devem ser complementadas umas nas outras. Por fim, e por influência de seu trabalho na Apple, pelo que parecem, o empreendimento deve ser elegante, para Kawasaki. "Coisas boas são finas" explicou ele, mostrando a foto do televisor que tem em casa, que é enorme e não lembra um gadget moderno. Nesse ponto da elegância, Guy Kawasaki citou o iPad como um exemplo de bom produto.

5 - Don´t worry, be crappy: Kawasaki foi bem franco nessa etapa da palestra. Não há mal nenhum em não acertar no primeiro produto, segundo ele, mas isso deve ser corrigido a medida que se lança novas versões. "O primeiro Macintosh não tinha tantas cores ou programas. Era uma porcaria, mas uma porcaria revolucionária".

Palestra de Kawasaki ocorreu com descontração, no palco do Life´s Good LAB

O tema abordado por Guy Kawasaki foi "A Arte da Inovação"
Sobre tecnologia, produtos e empreendedorismo


6 - Let 100 flowers blossom: Os consumidores devem poder opinar e serem ouvidos pelas empresas. Isso cria oportunidades.

7 - Polarize people: Um produto não agrada todo o público. Você deve aprender a lidar com quem adora e quem não for gostar. "Pessoas gostam e odeiam o Macintosh. Companhias que tentam fazer o produto perfeito caem na mediocridade. Não devemos ignorar pessoas, mas diferenciá-las, polarizá-las.

8 - Churn, baby, churn: O que você ouve de clientes deve se reverter em novos produtos.

9 - Unique X Value: Esse foi o ápice da fala de Kawasaki. Para ele, as invenções sempre obedecem uma função de valor único e valor financeiro. Produtos que obedecem apenas o financeiro tendem a conseguir capitalizar rápido, mas são iguais ao que se faz em outras empresas e não conquista nicho próprio. Na outra extremidade, produtos completamente únicos não conseguem audiência e parecem idiotas para o consumidor, que, para Guy Kawasaki, são como o palhaço Bozo. Por fim, produtos sem valor financeiro ou único são como ossos de cachorro. Kawasaki arrancou risos entusiasmados com esses exemplos.

10 - Follow rule: Para encerrar a palestra, Kawasaki falou sobre palestras. "Todas devem ter 10 slides, devem durar 20 minutos e ter fontes de tamanho 30. Qualquer coisa diferente disso se torna cansativa e não atrai atenção. Um homem de 65 anos pode conseguir ler slides com fonte 10, mas os novatos não. E é isso que importa" finalizou, de maneira clara, Guy Kawasaki.

11 - Don´t let the Bozos grind you down: Nessa etapa extra da apresentação, Kawasaki discutiu besteiras que consumidores e outros produtores podem te falar sobre seu empreendimento, como a rejeição da IBM aos computadores pessoais que viraram tendência anos depois. Ele mesmo confessou que recusou um convite para participar do Yahoo em seu começo, em 1994. "Era muito longe da minha casa. Fui um Bozo nesse caso". Ele não imaginava que páginas de internet e serviços de e-mail iriam crescer na internet, assim como serviços de fotografia como o Flickr. Mas Kawasaki diz ter aprendido a lição.

No final da palestra, a blogueira Rosana Hermann fez perguntas, além de outros presentes no evento. Estava presente também o blogueiro e empresário de tecnologia Nick Ellis. Guy Kawasaki falou abertamente que o Twitter tem facilitado todas as suas comunicações atualmente, incluindo contatos com brasileiros.

EDIT: Infelizmente não conseguimos twittar ao vivo do evento por problemas de conexão wi-fi, mas isso não comprometeu a apuração da palestra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola´, quero vender uma idéia, abençoada por Deus para a lg, ou sansung, ou panasonic, ou sony,, etc.. Quero crer que a minha vida e de muitos irão melhorar(com meu produto).. ok..meu fone - 11 - 49721725..! me ajude que eu te ajudo, afinal. as idéias é que move o mundo..! abraçoosss..!(gostaria de falAR COM O DONO DA EMPRESA, AFINAL ELE NÃO É UM FARAÓ..OK) BY..!