Há um mês atrás, o Admob, um dos institutos de pesquisa mais consagrados na plataforma mobile, foi adquirido pela Google por US$750 milhões. Antes de sofrer uma grande reformulação, a empresa lançou dia 30 de junho uma última grande estimativa sobre vários dados do mercado de smartphones.
Selecionamos os dados em formato pizza, simples para o entendimento das diversas fatias do mercado dominado pela Apple, Google, RIM e diversas empresas de aparelhos celulares. Os dados são do mês de maio deste ano.
Mercado mundial dividido por empresasApple realmente superou a Nokia no domínio mundial, graças à sua expansão nos EUA. Isso significa que sua plataforma está consolidada como uma tendência do mercado.
Mercado de sistemas operacionais mobileO Android da Google está dominando um cenário com concorrentes fortes como o Symbian. Esse progresso ocorreu pelas constantes atualizações do software. No entanto, o iOS da Apple permanece na frente, com mais de 10% de vantagem. A RIM, embora tenha definido os smartphones como são hoje, está com uma fatia muito pequena.
Distribuição do iOS
Este gráfico evidencia melhor o porquê do boom da Apple atualmente. Os Estados Unidos têm sido o cenário ideal para a empresa de Steve Jobs. Seu alcance na América Latina, ou seja, no Brasil, ainda é muito menor do que na Ásia ou na Europa ocidental. Mesmo com essa barreira, a empresa se mantém como líder de telefonia.
Distribuição regional do iPad
As vendas do iPad concentram mais explicitamente as vendas da maçã nos EUA. Evidenciam melhor a situação da empresa hoje.
Venda de aparelhos iPhone e com Android em maio
A competição entre Android e iPhones nos Estados Unidos está acirrada, mas os dados se distanciam quando somados ao iPad e ao iPod Touch. A Apple ganha por somas. No resto do mundo, a vitória da maçã de Jobs é mais evidente.
Aquisição de aplicativos gratuitos e pagos
É constante a maioridade de aplicativos gratuitos em comparação aos pagos. O iPod Touch é a plataforma que mais consome aplicativos mensalmente, passando o próprio iPhone.
Fonte do post:
MacMagazine