HTC EVO é uma alternativa ao iPhone 4?




Lançamento para o dia 11 de julho, o celular HTC EVO 4G é outra promessa da plataforma Android, de sistemas operacionais da Google em smartphones, para este ano. Mais fino e com uma tela maior do que a do iPhone 4 e de celulares Android novos como o Droid X, o aparelho está sendo constantemente comparado com a novidade da Apple, que promete tomar o mercado.


Os fatores de competição não são poucos, e não se restringem ao display maior do modelo HTC. As duas câmeras do EVO tem resoluções diferentes: 8 megapixels pra tirar fotos externas e 1.3 megapixels na câmera acima do touchscreen, interna. iPhone 4 tem 5 megapixels VGA. O modelo Android ganha do campeão da Apple. No entanto, a novidade de Steve Jobs vence pela alta durabilidade da bateria, que bate as 9 horas do 3GS, e pela tela touch muito mais precisa, a melhor já feita.

Para quem visualiza os dois telefones, o multitasking do iOS4 mantém o visual antigo dos iPhones, sem encher a tela de aplicações, mas mantendo-as abertas. Enquanto, o Android 2.1 no HTC roda muitos programas ao mesmo tempo, mas consumindo o já restrito tempo de bateria. A memória de celulares Android funciona por cartões, enquanto os smartphones da Apple continuam fabricando aparelhos com diferentes memórias, com seu processamento único.

A conexão com internet apresenta uma ligeira vantagem ao EVO: ele possui 4G, até 10 vezes mais rápido do que a conexão 3G de telefonia. O novo gadget da Apple ainda está na geração anterior de conectividade.

iPhones são para quem gosta de estética e boa performance, enquanto Android é para um nerd, ficando cada vez mais robusto. Essa é a hipótese do site Engadget. E essa é o caminho que parece claro, analisando ambos os aparelhos que são novidade nesta metade de 2010.

Inspiração do texto: Engadget

Nokia vai fazer software?



Os finlandeses estão ficando malucos. Ou não.

Nem com o lançamento do celular N8, a Nokia está pessimista quanto ao seu desempenho no mercado de smartphones. Ainda líder na telefonia mundial, a gigante finlandesa lançou uma alternativa ao sistema Symbian para seus últimos celulares anunciados, afirmando que colocará a opção do SO MeeGo, com base Linux, em sua plataforma mobile. Mas essas não foram as únicas alterações feitas em decorrência do lançamento do iPhone 4 e da expansão dos sistemas Android.

Mudanças no modelo N8: Sinal de maiores mudanças na Nokia

Will Harris, presidente da Nokia Asia-Pacífico, comunicou que a empresa vai começar a produzir software. "A Nokia vive hoje um momento de transição. Nosso futuro está no mercado de software, e não no de hardware" afirmou Harris à Computerworld da Austrália. Essa decisão está em sintonia com a redução de lançamentos de equipamentos Nokia deste ano, de 35 para 22, em contraste com a expansão da indústria de telefonia, vendendo de 270 mil aparelhos para 350 mil por trimestre, segundo a pesquisa da Gartner.

Enquanto empresas como a Apple criam aparelhos inovadores, a fabricante finlandesa que revolucionou a telefonia no passado está querendo abandonar o mercado com a transição? Vai se tornar uma nova Palm, parada no tempo, com dois sistemas operacionais diferentes? Vai prosperar fazendo software?

Fonte: IDGNow!

Faça a pré-compra do seu Droid X hoje




Informação quente: O aparelho Droid X já está disponível para compra à partir de hoje no site da Best Buy. Os modelos a venda não virão com o sistema mais avançado da Google, o Android 2.2, mas você pode conferir o aparelho pela Best Buy, por US$200.

Estamos aguardando a oferta surgir no site da Best Buy. A previsão de entrega dos aparelhos, com Android 2.1, é 15 de julho.

Fonte: Android Headlines

EDIT 1: Confira neste link o flyer oficial do Best Buy para fazer sua compra do Droid X.

Droid X e Android 2.2: Destaques da segunda metade de 2010?




Dois grandes lançamentos prometem sacudir a julho e agosto deste ano, abrindo uma nova temporada na tecnologia além do iPhone 4 da Apple. O celular Droid X, próximo smartphone campeão da Motorola, deve chegar com uma novidade no final de agosto, segundo os fóruns americanos especializados. A data de lançamento do aparelho modificado não é acaso, pois está previsto para o final de julho o Froyo, novo sistema operacional Android chamado também de 2.2, com desempenho mais rápido dentro toda a plataforma mobile e equipado com a última versão do Flash da Adobe.

O modelo X virá sem o Android 2.2 este mês. Por isso, seria uma imprudência manter o gadget dessa maneira diante do aparelho robusto que é o iPhone 4. Atualizado com o melhor sistema open source da Google, a Motorola pode fazer barulho ainda neste ano, vendendo um produto mais acessível ao consumidor, com toda a qualidade possível no momento.

Veja abaixo fotos do Droid X, que possui a configuração de 1GB de RAM, tela de 4,3 polegadas e 854 por 480 pixels de resolução, além do processador de 1GHz.


Fonte: Engadget, INFO

Sobre o lançamento do iPhone 4 branco



Ontem, faltando um dia para o lançamento do iPhone 4 (que já foi comprado por brasileiros), a Apple confirmou um boato: realmente o modelo branco do novo smartphone vai demorar mais para sair. O modelo alternativo, segundo a fabricante, é mais "difícil de ser fabricado".



A data anunciada é para a segunda quinzena de julho. Então, se você é fã de Macbooks brancos e quer a mesma cor dele para o smartphone, espere mais um pouco.

Fonte: Blog do iPhone

Brasileiros abrem o iPhone 4 no dia de estréia






Brasileiros não ficam de fora de nenhuma revolução tecnologica, especialmente em um ano como este. O pessoal do Blog do iPhone conseguiu, no dia do lançamento do iPhone 4, uma pessoa que comprou o aparelho fora de nossas terras. Seguindo a tradição da tecnologia, o indivíduo gravou um vídeo abrindo o aparelho, para que todos pudessem conferir em primeira mão colmo ele é. Segue abaixo:



Nota-se, de cara, o tamanho reduzido do aparelho, acompanhado pelos tradicionais manuais da Apple, cabos e acessórios.

Fonte: Blog do iPhone

Crescimento do Android no mercado



Hoje, durante o lançamento do Droid X, smartphone da Motorola, Andy Rubin, vice-presidente de engenharia da Google, falou estatísticas espantosas do sistema operacional Android entre os smartphones.

160 mil celulares são ativados com o sistema do robôzinho por dia. É, aproximadamente, uma inicialização de Android por segundo. Mês passado, a estatística era 100 mil. As aplicações subiram de 50 mil programas para 68 mil. As razões para esse crescimento, obviamente, é o investimento de empresas como HTC e Motorola no mercado, colocando equipamentos que começam a rivalizar com o iPhone e suas versões.

No fim, a notícia é boa para todo mundo. Criando celulares acessíveis e equipados com o sistema Android, que tem qualidade, o mercado de smartphones fica aquecido com tanto crescimento.

Fonte: AndroidGuys

Tablets ocuparão mercado de netbooks futuramente



Uma pesquisa veio para trazer felicidade aos que acreditam nos tablets como tendência.

A empresa de consultoria Forrester fez uma estimativa, nesta semana, sobre o mercado de computadores para consumidores em 2015. Cada quatro micros que estiverem a venda, um deles será um tablet, provando a solidez do equipamento frente a notebooks e netbooks.


A pesquisadora Sarah Rotman Epps caracteriza a briga entre os aparelhos de mão e os netbooks como uma "canibalização". Ou seja, gadgets como o iPad tenderão a engolir computadores leves, suprindo sua demanda. O mercado de desktops deve diminuir, dos seus atuais 42% do mercado, pelo menos 18%. Os notebooks vão assumir o controle com 45%. O que ainda manterá o consumidor no computador de mesa será, segundo a pesquisa, os games e a experiência 3D.

Excelentes notícias para os criadores do iPad, que cresceu assustadoramente em 2010 - 3 milhões em menos de três meses -, e para todos os concorrentes que pretendem investir pesado nessa área. É uma tendência sólida para os próximos anos.

Fonte: Olhar Digital e Forrester.com

Jordan Rudess faz música em aplicativo personalizado no iPad


Já postamos sobre ele aqui no Universo Touch, mas Jordan Rudess merece ainda mais destaque por sua inovação. Membro da banda que é considerada como referência no heavy metal progressivo, o Dream Theater, e considerado um dos maiores tecladistas do mundo, Rudess agora conta com um aplicativo próprio no iPad, o MorphWiz, que permite usar distorções muito agudas no tablet da Apple.

O músico já fez brincadeiras no app Bebot, acompanhado por músicos. No entanto, agora, ele consegue criar composições próprias, com um som fluído e bonito, num instrumento totalmente touch. Você pode conferir logo abaixo a composição Aliens´R´US, feita inteiramente no iPad.


Jordan fez inúmeros vídeos mostrando o app e explicando sua funcionalidade, que vai além de simplesmente tocar a tela em diferentes pontos para criar a distorção, mas usando também a seleção de notas, tonalidades e inúmeros outros recursos. Abaixo, colocamos o vídeo inicial do músico, explicando a essência técnica e visual do programa. Você pode conferir mais detalhes no canal no Youtube do artista.



Fonte: Dream Theater Brasil

EDIT: Jordan gravou uma versão maravilhosa de Somewhere Over The Rainbow. Confira:

Entenda o iAd: a nova publicidade da Apple



O anúncio feito por Steve Jobs do iPhone 4 no WWDC 2010 não foi a única atração que mudou o mercado da Apple em 2010. Um novo plano de publicidade foi lançado no evento. iAd foi anunciado especialmente para o iPhone, trazendo conceitos diferentes de anúncio no iPhone.


Totalmente voltado ao HTML5, as propagandas no iPhone devem abusar de efeitos nas imagens similares ao Flash, mas aproveitando nova tecnologia. Os anúncios estariam vinculados ao uso de aplicativos e abusariam de conteúdos interativos, transitando entre áudio, vídeo e texto. Jobs mostrou campanhas da Nike e do filme Toy Story 3, mostrando como você pode customizar um tênis ou jogar games com o Woody, sem fechar a aplicação.


Esse plano de publicidade é, definitivamente, um passo maduro que ocorrerá com o sistema iOS4 rodando no novo iPhone 4. A mudança provocada na propaganda em smartphone tornará, talvez, esse tipo de comunicação divertido para usuários. A Apple confere 60% dos lucros do desenvolvimento dessas peças publicitárias aos autores, criando um novo modelo de negócio que continua a sustentá-la como uma gigante no mercado.

Fonte: Brainstorm 9

Jogar Asteroids com Nexus One






Quer jogar um dos primeiros games feitos em vetor, no Atari dos anos 70, em seu smartphone? Um aplicativo especial para Android conecta até 8 celulares Nexus One, da empresa Google, em uma HDTV para jogar Asteroids, rebatizado de Androideroids. Destruir as pedras especiais e naves nunca pareceu tão divertido, especialmente em grupo com uma telona.



O aplicativo ainda está em testes com televisões, sem versão no Android Market, mas é uma excelente experiência de videogames com o que há de mais moderno em tecnologia touch e mobile. E o teste tem todo o ar nostálgico das pessoas que curtiram o console Atari, no começo da geração gamer. Confira vídeo abaixo, do criador do app explicando tudo:

Androideroids (rough cut) from Grant Skinner on Vimeo.


Fonte: Gizmodo

Nintendo 3DS tem data pra sair no Brasil




O mês de março de 2011 é certo para o lançamento do novíssimo portátil touch da Nintendo. A confirmação do 3DS em terras tupiniquins veio através de duas fontes: do presidente da Nintendo Of America, Reggie Fils-Aime, que marcou a data como começo das vendas internacionais, e de Rafael Gomez, representante da Big N no Brasil, confirmando a vinda para cá. O aparelho promete trazer jogos com três dimensões que pulam da tela sem ajuda de óculos, além de um desempenho gráfico superior ao Nintendo DS e o DSi.


Dia 7 de maio, Satoru Iwata, presidente titular da Nintendo, afirmou no jornal londrino Business Times que a Apple seria sua adversária no mercado. Com o lançamento do iPhone 4 na segunda metade de 2010, é obvio que a empresa de Jobs pode tomar posse de parte dos gamers de aparelhos portáteis. Visando esse público, a Big N promete um grande aparelho para competir no anos que vem. É esperar pra saber.

Fonte: INFO

iPad consegue chegar em 3 milhões nas vendas



Novo recorde atingido pela maçã. 3 milhões do novo tablet vendidos no mundo todo, antes de completar 3 meses. Cada vez mais cedo o iPad chega mais rápido às mãos das pessoas, passando a tecnologia touch em formato maior e mais preciso para frente. A própria Apple se manifestou, anunciando o sucesso hoje.


O gadget deve potencializar as vendas do iPhone 4, ainda neste ano, consolidando a posição da empresa de Steve Jobs na frente de todas as outras em tecnologia.

Fonte: Tecnoblog

Um notebook/tablet com duas telas touchscreen




Por US$1.320, no Japão, a Toshiba lançará um gadget que reúne as qualidades do iPad em um formato mini-notebook com Windows 7. O Libretto W100 é um gadget com duas telas touchscreen iluminadas por LEDs e uma configuração razoável: processador Pentium U5400 de 1,2 GHz, 2 GB de memória RAM, HD de 62 GB e Wi-Fi adrão 802.11n. O aparelho tem entradas para microSD, USB e câmera.

O aparelhinho realmente lembra um Nintendo 3DS, mas com uma cara mais profissional. Esse gadget pesará de 700 gramas e terá uma duração de bateria baixa, de cerca de 2 horas. Com a opção de bateria de alta capacidade, o aparelho aguenta o tranco por 4 horas.

No vídeo abaixo, o Libretto é apresentado pela Toshiba. Uma excelente iniciativa tecnológica para o universo touch.




Fonte: INFO

Opiniões válidas sobre o iPhone 4




O iPhone 4 manifestou opiniões de blogueiros, de jornalistas, de desafetos da Apple, de pessoas que não estavam imersas no mundo dos smartphones, de entusiastas de primeira viagem na tecnologia e até daqueles que já tinham visto muitas das inovações que ele vai nos oferecer.

Multitasking, videoconferências, giroscópio com acelerômetro e diversos outros detalhes compõe um celular mais completo para os aficionados pelas máquinas de Steve Jobs. As pessoas se entusiasmaram com o tamanho reduzido do aparelho, com a resolução melhorada de suas imagens, entre outros detalhes. Reviews de sites especializados fervilharam na semana que se passou.

Selecionamos dois vídeos com visões bastante interessantes sobre o gadget.

O videocaster Jonny Paula é conhecido por análises sérias no Youtube recheadas de ironia e sarcasmo. Com fala rápida, em inglês, mas entusiasmada, ele fala como é crítico à respeito da Apple, tanto que está utilizando atualmente um smartphone Nexus One, da Google, com Android. Mesmo com esse contraponto, Paula admite que o iPhone 4 irá trazer renovações muito interessantes para todos, que merecem toda a nossa atenção.




Outro formador de opinião importante é o blogueiro e publicitário Carlos Merigo, do Brainstorm 9. Acompanhado por Luiz Yassuda e Cristiano Dias, também personalidades da blogosfera brasileira, eles fizeram uma crítica muito positiva e descontraída sobre o iPhone 4. "Eu disse no twitter que é agora que eu compro um iPhone" confessou Merigo. Com tantas características novas para a categoria mobile, não é à toa.

O som relaxante da natureza... direto do seu iPhone


O som do mato e de águas cristalinas acompanhado pelos sons de peixes e folhas é relaxante, não é mesmo? Você pode ter essa sensação notálgica e agradável em seu smartphone agora, dentro de uma interface que dá vontade de ficar sempre vendo.


O aplicativo para iPhone, iPod Touch e iPad Pocket Pond é simples: uma visão aérea da natureza, sobre um lago. No entanto, ao passar seus dedos, a superfície das águas vibram e os animais se afastam. Os sons são relaxantes.

Todo esse realismo é reproduzido pelo excelente desempenho dos gadgets Apple e a sensibilidade precisa do touchscreen. Quem não curte uma beleza assim de graça, pela Apple Store?



Agradecimentos ao designer Gustavo Angeluzzi, pela dica.

iWatch: Seu relógio Apple



Já mostramos aqui no blog um conceito touchscreen de relógio de pulso pensado pela LG em 2009. Agora vamos mostrar outro exemplo seguindo a mesma linha.

Design do pessoal do Italy´s ADR Studio, o iWatch é uma invenção que funcionaria exatamente como seu iPhone, iPod Touch e iPad da Apple, mas em uma tela menor, um relógio de pulso. O gadget teria touchscreen, wi-fi, bluetooth, e um picoprojetor laser e, além de marcar as horas, teria suporte a informações do tempo e em formato RSS. Também rodaria alguns aplicativos.




Com pulseiras coloridas, carcaça de alumínio e o logotipo da Apple bem demarcado na traseira, em relevo, o relógio é, obviamente, uma brincadeira de design com tecnologia touch. A empresa de Steve Jobs não manifestou interesse em manufaturar o gadget, mas fica ai uma sugestão que poderia dar certo futuramente, com a difusão do touchscreen entre os aparelhos que usamos no dia a dia.

Fonte: OxenTI

Capa sustentável para iPhone




Capa de bambu para eu iPhone. Uma maneira de preservar o seu aparelho e o meio ambiente. Normalmente, não seria legal ficar escrevendo sobre capinhas para nosso smartphone meramente por escrever. É o caso dessa invenção da GroveMade, que utiliza material sustentável para proteger seu gadget predileto.


Material 100% feito de bambu, com duas opção na versão lisa (US$50) ou personalizada (US$70), com gravação a laser que é variada, como você pode ver acima. O lançamento da capa ocorrerá depois de 20 de julho, com previsão de entrega por encomenda de três a quatro semanas. O frete internacional custará mais US$20.

Fonte: MacMagazine